Nusp promove debates de comunicação entre movimentos sociais

Atividades fazem parte de projeto multidisciplinar voltado para a realidade brasileira

Willian Bonfim foi convidado pelo Nusp para debater com movimentos sociais de Alagoas | nothing

Jhonathan Pino - jornalista

Nesta sexta-feira, 10, o professor Willian Bonfim, representante da Rede de Educação Cidadã, esteve no Espaço de Cuidados Piranema, para ministrar o módulo de Comunicação e Ideologia de Massa, como parte do curso de Realidade Brasileira, promovido pelo Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas (Nusp-Ufal).

Alunos dos centros acadêmicos de Serviço Social e Teatro, além de representantes de movimentos sociais participaram da atividade. No dia foram debatidos temas como o poder das mídias no Brasil, a importância da mídia na formação do indivíduo e a imagem do jovem no país.

Há duas formas como as mídias retratam a juventude brasileira. Uma dela como ideal de beleza a ser buscada, como no caso da novela Malhação e a outra como caso de polícia, exibido pelos noticiários diariamente. Ao colocá-los de uma forma descontextualizada, isso reforça a ideia de criminalidade dos jovens”, argumenta Willian.

Realidade Brasileira

O curso teve início em novembro passado e prossegue até setembro deste ano, com a abordagem de temáticas como a formação do povo brasileiro, a educação libertária de Paulo Freire e a Teoria da Independência.

As atividades são abertas a comunidade e acontecem uma vez por mês, no espaço Piranema, com encontros as sextas e sábados. O projeta conta com a participação de pesquisadores da Ufal e de outras instituições de fora do Estado, como Universidade de São Paulo e Universidade de Brasília.