Fundação Carlos Chagas lança 3ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
A partir de 14 de junho a instituição abre inscrições para o prêmio que valoriza quem ensina a ensinar
- Atualizado em
Assessoria FCC
A Fundação Carlos Chagas (FCC) anuncia a abertura de inscrições para a terceira edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que valoriza e premia as melhores experiências educativas realizadas por docentes de Licenciatura, durante o período de 2012 até junho deste ano.
Os autores dos dois projetos mais inovadores e eficientes para formar futuros professores receberão prêmio no valor de R$ 30 mil, diploma e troféu da Fundação além terem seu trabalho publicado no site da instituição e na coleção Textos FCC.
“Estamos muito satisfeitos com a realização da terceira edição do Prêmio, pois o número de inscrições, em 2012, aumentou quase três vezes em relação a 2011. Isto mostra o crescente interesse dos docentes por esta iniciativa, que tem por objetivo valorizar a profissão do professor no Brasil” declara Claudia Davis, Superintendente de Educação e Pesquisa, da Fundação Carlos Chagas.
Podem ser inscritos trabalhos comprovados por documentos – relatórios de obtenção de créditos na disciplina em questão, avaliações e provas aplicadas durante a execução do projeto, depoimentos em vídeo dos participantes ou trabalhos e atividades realizados pelos licenciandos com alunos do ensino básico, etc.
O julgamento será feito por uma Comissão de Especialistas, constituída pela FCC, que irá avaliar os trabalhos conforme a adequação entre os objetivos e as ações desenvolvidas, visando à aprendizagem.
As inscrições estão abertas para professores de Licenciatura de todo o Brasil e poderão ser feitas até o dia 30 de agosto pelo site www.fcc.org.br/premioprofessorrubnesmurillomarques, que disponibiliza também o regulamento.
Vencedores de 2012
Um dos projetos premiados em 2012 foi o “Vamos Jogar?”, da professora Vera Carolina Cambrea, que inovou na prática do ensino de Ciências e Biologia, ao utilizar jogos como recursos didáticos. Por meio deles, os professores associam as aulas à memorização de nomes e informações. A autora, da Universidade Metodista de São Paulo, procurou, com essa prática, tornar o ensino e a aprendizagem dessas disciplinas mais atrativos e divertidos, valorizando a relação teoria-prática.
A docente Elisangela Leal de Oliveira Mercado desenvolveu e implementou, na Universidade Federal de Alagoas, o trabalho “Blog como elemento redimensionador da função formadora do estágio supervisionado em gestão escolar”, licenciatura em Pedagogia. Seu estudo procurou destacar que é necessário dar importância ao uso da tecnologia, tão comum no dia a dia dos alunos, nas experiências educacionais, tornando-a uma forte ferramenta na transformação e inovação das práticas pedagógicas.
A “Ética vai à Universidade” foi o trabalho premiado da professora Rute Izabel Simões Conceição, da Universidade Federal da Grande Dourados (Comunicação, Artes e Letras), o qual foi reconhecido, principalmente, por sua preocupação em dar suporte e conhecimento teórico-prático aos acadêmicos para o autoconhecimento e para melhorar sua eficácia pessoal e profissional. A disciplina pretende estimular a descoberta do perfil de liderança dos professores e salientar a responsabilidade de suas respostas e escolhas, pois elas trarão importantes consequências para a vida dos alunos e da sociedade.
Já Ana Lúcia Manrique, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, direcionou seu trabalho para capacitar os professores a desenvolver o um melhor conhecimento das oportunidades formativas existentes na escola. Intitulado “Iniciação à Docência: reflexões sobre a formação inicial de professores (licenciatura em Matemática e Física)”, o estudo constitui-se em uma intervenção realizada em uma escola municipal de São Paulo, contemplando avaliações diagnósticas e situações didáticas.
Sobre a Fundação Carlos Chagas (FCC)
Fundada em 1964, a FCC é uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Com atuação em todo o território nacional, já avaliou mais de 74 milhões de candidatos em processos seletivos de mais de 500 estabelecimentos privados e públicos. Atua, também, em pesquisas e projetos na área educacional, feitos por equipes multidisciplinares, com o objetivo de investigar a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do País.