Servidores encerram curso de Espanhol e lançam livro com produções textuais
Atividade fez parte da conclusão do curso regular de Espanhol Intermediário e aconteceu na Edufal
- Atualizado em
Myllena Diniz – estudante de Jornalismo
“Hasta luego!” parece mais propício para a turma que encerrou, na quinta-feira (18), o Curso Regular de Espanhol Intermediário para Servidores. O clima de amizade, descontração e entrosamento visto na Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), local escolhido para celebração do encerramento das atividades, sinaliza o empenho da professora Jade Neves em realizar trabalho dinâmico e integrado.
Na Edufal, a pequena turma se confraternizou com café da manhã e com leitura de suas produções literárias, reunidas no livreto Mensajes em la botella, traduzido para “Mensagens na garrafa”. A obra reúne cartas, crônicas e artigos elaborados pelos próprios alunos, desde o início das atividades, em março do ano passado.
A produção dos textos foi utilizada como método avaliativo. De acordo com Jade Neves, os exercícios despertam novos interesses nos alunos. “O livro é simbólico, mas reúne textos produzidos a partir da leitura de obras hispano-americanas. Eu vejo esse projeto como um avanço, porque não limitamos nosso trabalho ao ensino da gramática. É importante valorizar a leitura e a produção literárias”, ressaltou.
Joyce Guilhermat, aluna do curso, destacou a importância das aulas de língua estrangeira para servidores da instituição. “É bastante gratificante participar desse projeto. O curso mostra que a Ufal busca qualificar seus funcionários e isso tem grande relevância, pois aprimora nosso currículo”, avaliou.
Em agosto, também haverá encerramento das turmas de Espanhol Superior e de Inglês Intermediário e Superior.