Ascom disponibiliza Manual de Identidade Visual da Ufal

Objetivo é normatizar a aplicação das marcas, garantindo a preservação da imagem institucional e o fortalecimento da identidade da universidade

| nothing

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A Assessoria de Comunicação (Ascom/Ufal) criou manual para padronizar o uso da marca da Universidade Federal de Alagoas em documentos oficiais, envelopes, papel timbrado, peças publicitárias, cartazes e outros materiais impressos. Instituído pela portaria nº 570, publicada em 20 de março de 2013, o Manual de Identidade Visual da Ufal foi criado em conjunto com o servidor e publicitário da instituição, Victor Sarmento, indicando as especificações de cores, tamanho e disposição do brasão, acompanhado ou não de logomarcas e logotipos das unidades acadêmicas e administrativas.

Com a normatização e atualização do uso das marcas da universidade será possível garantir a preservação da imagem institucional e o fortalecimento da identidade da Ufal junto à comunidade. Segundo a coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo, a normatização é importante para preservar e, ao mesmo tempo, cuidar da imagem da instituição. “Temos um documento que segue as regras do manual da Presidência da República sobre a disposição do brasão, das logomarcas das demais unidades e os logotipos das pró-reitorias. Agora, não há mais justificativa para usar o brasão da Ufal de forma inadequada, com distorções gráficas, fora dos padrões e sem o conhecimento da Ascom sobre os eventos que a Ufal realiza ou é parceira”, explicou.

Outro ponto destacado pela Ascom é que a imagem da Ufal é uma só, por isso as pró-reitorias deixarão de ter suas logomarcas específicas e, agora, será usado apenas o logotipo de cada uma, disposto à esquerda do brasão. O manual está publicado no Portal da Ufal e deve ser consultado sempre que a marca da universidade for usada em material gráfico, banner, outdoors, busdoors, entre outras mídias.

Para conhecer o manual basta acessar o portal da Ufal, passar o mouse no nome Ufal, em vermelho (ao lado dos links dos portais do Estudante e do Servidor), ir até o link Utilidades e clicar em Assessoria de Comunicação. Qualquer dúvida sobre o uso e a confecção de materiais, a comunidade acadêmica deve entrar em contato com a Ascom pelo telefone 3214-1052 ou pelo e-mail: redacao@ascom.ufal.br.