Novos servidores dos três campi participam do Pins

Vice-reitora Rachel Rocha encorajou os novos docentes e técnico-administrativos a desempenhar suas funções com perspicácia, disposição e dedicação


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Vice-reitora Rachel Rocha: "Todos somos aprendizes"
Vice-reitora Rachel Rocha: "Todos somos aprendizes"

Tayane Barreto – estudante de Jornalismo

Nos dias 3 e 4 de setembro, mais de 170 novos servidores, entre docentes e técnico-administrativos, tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento, os projetos e os serviços prestados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins). A atividade, oferecida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), contou com a participação de representantes dos vários segmentos institucionais.

Nesta edição do Pins, o pró-reitor de Gestão Institucional, Valmir Pedrosa, destacou a rápida expansão da universidade nos últimos anos. Os professores Cícero Péricles, da Feac, e Bruno César Cavalcanti, do ICS, falaram sobre a relação entre a realidade de Alagoas e o compromisso social da Ufal.

Também foram apresentados os serviços e programas disponibilizados pelas pró-reitorias de Gestão Institucional (Proginst), Estudantil (Proest), de Extensão (Proex), de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), e da Progep, bem como seu funcionamento e principais representantes.

Alguns servidores já conheciam a estrutura da Ufal por terem estudado nela, mas, agora como profissionais, o olhar é diferente. Para os que vêm pela primeira vez, o Pins é uma novidade. Argos de Omena Albuquerque, assistente administrativo do Campus Arapiraca, declarou: “Os serviços relatados durante o Pins são de vital importância, pois estou conhecendo a universidade e tendo maior clareza sobre suas ações e planejamentos”.

“Está sendo muito proveitoso para mim enquanto nova servidora. A explicação das funções das pró-reitorias está servindo para clarear o meu serviço em relação ao direcionamento dos processos”, disse Jéssica Florindo, nova secretária do Campus do Sertão.

Integração e aprendizado

Para o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, o programa é significativo tanto para o profissional quanto para a instituição. “Este é um momento de integração, para que o novo servidor conheça a universidade. E para nós é muito gratificante ver a dimensão e a importância dessa instituição para o Estado, pois já estamos presentes em seis cidades do interior, temos mais de 33 mil alunos e cerca de quatro mil servidores e esses números vão crescer ainda mais”, comentou.

A professora do Centro de Educação (Cedu), Elza Maria da Silva, foi convidada para falar aos novos servidores sobre as concepções e os desafios do professor universitário. Para ela este profissional deve zelar pelo aprendizado do estudante. “Nós temos que fazer qualquer coisa para que o aluno aprenda algo. Nossa responsabilidade maior não é quanto à aprovação ou reprovação do aluno, mas sim quanto ao aprendizado ou não aprendizado dele”, frisou.

Para a professora Simone Nunes Ferreira, da Unidade de Penedo, o servidor desempenha um importante papel no que diz respeito à qualidade da avaliação institucional, que é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ela mostrou as modalidades principais de avaliação e ainda destacou dez dimensões pelas quais deve ser feita, como desempenho dos estudantes e dos cursos, formação dos profissionais da educação e estrutura física da instituição, por exemplo.

Os participantes do Pins também conheceram como funciona a Secretaria de Conselhos Superiores (Secs), o Sistema Integral de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (Siass), o Departamento de Administração de Pessoal (DAP), a Comissão Interna de Supervisão de Carreira (CIS) e a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Outro setor apresentado aos novos servidores foi o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), ligado à Propep.

O papel da Comissão de Ética Institucional foi abordado pelo diretor do Igdema, José Vicente Ferreira. Ele citou exemplos de ações éticas, legais e justas mostrando a diferença entre esses três aspectos. A Associação dos Decentes (Adufal) e o Sindicato do Trabalhadores da Ufal (Sintufal) também marcaram presença e divulgaram suas atividades.

Disposição e dedicação

A vice-reitora Rachel Rocha também participou desta edição do Pins e falou sobre a missão da universidade. Ela destacou que as ações da Gestão Central estão agregadas ao tripé ensino, pesquisa, extensão para o melhor andamento da instituição e chamou a atenção para o quesito aprendizado, que não deve ser uma característica apenas dos estudantes, mas de todos os profissionais que fazem parte de um ambiente como a Ufal.

“Uma vez ingressos nessa casa somos todos aprendizes. Eu aprendi quando fui aluna, professora, diretora de unidade acadêmica e, agora, estou aprendendo muito mais enquanto vice-reitora. Nenhum de nós escapa da condição de aprender dentro de uma instituição como essa”, ressaltou Rachel.

Ela ainda encorajou os novos docentes e técnico-administrativos a desempenhar bem suas funções. “Conto com vocês para fazer dessa nossa instituição uma universidade forte, no sentido do compromisso social e da qualidade dos serviços oferecidos aos estudantes, que é nosso público-alvo, e, para isso, devemos somar nossos conhecimentos. Que a gente atenda a essa demanda cotidiana com perspicácia, disposição e dedicação”, incentivou.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Silvia Cardeal, encerrou o Pins agradecendo a presença de todos. “Agradecemos a dedicação e esperamos ter contribuído e acrescentado informações importantes para o trabalho de vocês. Muito obrigada!”, concluiu.

Opinião dos servidores

Os novos servidores se mostraram satisfeitos com os esclarecimentos do evento. “O Pins contribuiu para que a gente conhecesse a casa em que estamos entrando”, afirmou Elias André, docente do Campus Arapiraca.

Carolina Sampaio, assistente social da Unidade de Penedo, argumentou: “Esse programa é importante pra compreendermos o contexto da Ufal, os setores onde podemos recorrer diante das nossas necessidades. E também é o momento em que a gente se sente de fato parte da Universidade, a gente se reconhece, se identifica e aprende”.