Universidade ganha primeiro produtor cultural para o interior

Samy Dantas atuará na promoção de eventos da Unidade de Penedo

Samy Dantas pretende atuar em conjunto com as produtoras culturais lotadas em Maceió | nothing

Jhonathan Pino - jornalista

No último 31 de julho, a Unidade de Penedo recebeu o primeiro produtor cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para atuar exclusivamente no interior alagoano. Samy Dantas entrou na instituição com a missão de implantar uma proposta de atuação cultural para a região do Baixo São Francisco.

Festival de Cinema, Encontro Ambiental e Festival Gastronômico são alguns dos eventos que devem ser planejados pelo servidor. “O maior desafio é dar um ar mais profissional a todos esses eventos institucionais, pois os professores atualmente têm que lidar com todas as etapas”, relatou Samy, que foi aluno de Relações Públicas na Ufal.

“Além dos eventos já conhecidos e que vão se incluindo no calendário da cidade, vale salientar as diversas ações continuadas que se mantêm na unidade, a exemplo do Projeto Tambores, do projeto Cine Arte Popular, do Meio Ambiente em Cena, RadCom Escola, Culinária Ribeirinha, dentre outros que executam atividades periodicamente, inclusive semanais na cidade de Penedo e Região do Baixo São Francisco”, acrescentou coordenador da Unidade de Penedo, Mac-Dawison Buarque.

Atualmente o produtor está planejando as ações para a recepção dos Feras de Turismo, que entram na Universidade no próximo mês de setembro, mas o período ainda é de diagnósticos. “O coordenador me deixou a vontade para planejar. Neste momento estou levantando todas as demandas”, esclareceu Samy.

Nomeado coordenador de extensão da Unidade, o servidor também deve auxiliar na realização do VII Encontro Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia, que acontece entre os dias 28 e 31 de outubro, na cidade de Penedo.

Otimização dos equipamentos culturais

O produtor cultural deve atuar em conjunto com o coordenador da unidade acadêmica  e demais professores dos cursos de Engenharia de Pesca e Turismo. Mas logo deve ter seu espaço no Centro de Extensão e Cultura Universitária (CEU), antigo sobrado dos Lessa, que sediará o Núcleo de Produção Cultural da Unidade. “A ideia é fazer com que o centro vire um ponto de irradiação da cultura na região”, explicou.

Mac-Dawison relata que outras ações vão surgindo à medida que a Ufal cresce em nível de equipamentos e estrutura, como a última parceria firmada com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que coloca sob responsabilidade da Ufal a administração do edifício do Albergue da Casa da Amizade e a tarefa de reabrir e dar vida ao antigo Cine Penedo, onde também funcionará uma escola técnica de Cinema.

“Este novo panorama que se desenha na Ufal em Penedo impera a necessidade de termos um produtor cultural que faça funcionar organizadamente estes equipamentos, como instrumentos eficazes na produção da cultura como um de nossos melhores produtos universitários. E pelo currículo do servidor que acabamos de receber, acredito que estes setores estarão bem assessorados, visto que se trata de um comunicólogo, relações públicas e que está se especializando na carreira jornalística, além da vasta experiência no campo da comunicação e da cultura,” detalhou o coordenador da unidade.