Encontro dos Servidores da Ufal integra o cenário da Bienal do Livro

Durante a manhã os servidores da Ufal comemoraram o Dia do Servidor Público com palestra, show motivacional e Previdência Complementar


- Atualizado em
Mesa de abertura do Encontro dos servidores
Mesa de abertura do Encontro dos servidores

Silvia Shayline Leite – jornalista colaboradora

No dia 28 de outubro comemoramos o dia do Servidor Público, mas para os trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) a celebração acontece hoje, com o 6º Encontro dos Servidores, durante a 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Esse encontro, que está de aparência nova, é uma realização da universidade por intermédio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e tem como expectativa a promoção de momentos prazerosos, em que os campi de Arapiraca, do Sertão e A.C. Simões, em Maceió, se integram e que os servidores acadêmicos e técnicos se encontram para se conhecer, trocar experiências profissionais, além de vivenciar períodos de reconhecimento profissional, descontração e conhecimento.

A cerimônia de abertura foi composta pelas representações das instituições que compõe a universidade, que reconhece a importância de eventos como este. Para a coordenadora do Progep, Silvia Cardeal, a realização desse evento é muito importante, pois o encontro não aconteceu nos últimos dois anos em decorrência das greves, que ela avalia como medidas necessárias para adquirir melhorias nos serviços da instituição pública.

“Aos servidores é imposto um desafio, no papel de cada um deles, de desenvolver uma sociedade melhor, temos uma demanda elevada de lutas onde de um lado representamos os trabalhadores e do outro o estado”, destacou a professora durante a cerimônia de abertura.

Além da Progep e do reitor, Eurico Lôbo, outras entidades da Ufal compuseram a mesa que recepcionou os servidores, entre elas a representação sindical, na pessoa de Jeamerson Santos – coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) –, que agradeceu e enalteceu o trabalho dos responsáveis pela bienal e convidou os novos servidores a ingressarem no sindicato.

“Devemos nos mobilizar para defender um serviço público gratuito de qualidade, vamos ser trabalhadores com capacidade de dar o nosso melhor, por isso é muito importante a participação de todos”, ressaltou Santos.

Ao declarar a abertura, o reitor declarou sua satisfação em ver a realização deste encontro, sobretudo o momento de integração com a Bienal do Livro. O reitor aproveitou a oportunidade para motivar os funcionários. “Cada um de vocês é importante para a Ufal, principalmente quando recebo elogios em realizações como a Bienal; Graças a vocês a Ufal é referenciada pela sociedade, faz parte do processo democrático os desafios e as críticas”, disse Eurico Lôbo.

Após todo reconhecimento e encerramento da solenidade, os servidores puderam desfrutar da primeira palestra do dia, sobre Previdência Complementar, ministrada pelo representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Leonardo Alves Rangel. 

Palestras

O palestrante começou falando que o tema é um pouco complexo, mas de muita relevância, pois é uma forma de se aposentar com tranquilidade. “A Previdência Complementar é sinônimo de poupar corretamente para no futuro ter uma vida mais confortável”, destaca ele.

Durante a palestra, os servidores puderam entender como funciona o sistema de previdência nacional, as diferenças entre eles, regulamentações para o sistema complementar, diferenças entre fundos de garantia, tributação e planos oferecidos pelos sistemas apresentados. O encerramento da apresentação concluía as vantagens de se aderir a essa previdência, entre eles podemos destacar o planejamento sucessório, abatimento no imposto de renda e ótima possibilidade de controlar a indisciplina financeira.

Dando continuidade ao encontro, o motivador e ilusionista Marcos Zanqueta, apresentou com mágica a “Arte de sair do lugar comum”: a palestra show trazia uma série de situações corriqueiras que acontecem no dia-a-dia e que não precisariam de mágica para serem realizadas, apenas planejamento, atitude e trabalho em equipe.

O artista enfatizou a questão do planejamento e trabalho em equipe dizendo: “quanto maior o planejamento, quanto mais atitude e trabalho em equipe, a satisfação do cliente é adquirida; trabalhar em equipe é resgatar as pessoas de formas diferentes, pois ninguém é igual a ninguém”.

Momentos de humor, comparações com o mundo infantil e ilimitar o seu trabalho foram algumas das mensagens que ficaram desta manhã. “Precisamos ter visão de crianças, abraçando oportunidades, confiando e desafiando nosso dia-a-dia; o crescimento profissional é o resultado de um desafio, mas é preciso ter iniciativa”, ensinou ele. 

Servidores

Os participantes deste encontro ficaram imensamente satisfeitos. A coordenadora ambulatorial geral do Hospital Universitário (HU), Josinúbia Freire, avaliou o show de Zanqueta como uma injeção de autoestima para o trabalho em equipe. “É muito importante ajudar o nosso colega e principalmente deixar ser ajudado, com ajuda crescemos mais rápido”, disse.

Para o encerramento do turno, a ex-servidora Lucenilda Rocha foi homenageada pelos seus colegas. Ela se aposentou em abril e foi uma das organizadoras dos primeiros encontros, que foi inspirado no modelo do Rio Grande do Norte e adaptado para Alagoas. “O evento está ótimo, bem estruturado e as palestras escolhidas foram boas e atendem o serviço deste encontro”, revelou.

Tarde

As atividades da tarde foram iniciadas com uma pausa para o almoço, oferecido pelos organizadores do evento e servido a todos os participantes. A retomada das atividades foi às 14h com apresentações de trabalhos acadêmicos desenvolvido pelos servidores da Ufal, que será julgado pelos servidores e premiado pela coordenadora da Progep.