Entenda como funciona a Bolsa de Desenvolvimento Institucional


- Atualizado em
Marta Marinho, coordenadora em exercício da Coordenação de Ações Acadêmicas
Marta Marinho, coordenadora em exercício da Coordenação de Ações Acadêmicas

Rose Ferreira - jornalista colaboradora

A Bolsa de Desenvolvimento Institucional (BDI), vinculada à Pró-reitoria Estudantil (Proest), tem como objetivo incentivar os talentos potenciais de estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de assuntos de interesse institucional, de pesquisa e/ou de extensão universitária, que contribuam para sua formação acadêmica; bem como estimular professores, técnico-administrativos pesquisadores e, excepcionalmente, estudantes, a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação científica.

O critério da BDI é de que o estudante, com a matrícula devidamente ativa, esteja vinculado a um projeto que seja afim ao seu curso de graduação. É de competência do tutor, que pode ser professor, técnico ou estudante (em caráter excepcional), a coordenação do projeto e orientação ao aluno no desenvolvimento do plano de atividades traçado.

O Programa contempla atualmente cerca de 400 alunos dos três campi da Universidade Federal de Alagoas. As bolsas no valor de R$ 400,00 são disponibilizadas de acordo com o orçamento anual da Ufal e a contrapartida é de 20 horas semanais.

Em caso de substituição de bolsista na bolsa BDI, é necessário que o tutor envie um memorando à Coordenação de Ações Acadêmicas (CAA/Proest), informando o título do projeto e os dados do novo bolsista (nome e número de matrícula), com a ficha de cadastro BDI, comprovante de matrícula, histórico analítico, plano de atividades e cronograma com a data de vigência da bolsa.

Em relação aos prazos, Marta Marinho, coordenadora em exercício da CAA, esclarece que a data de início do exercício do estudante na bolsa será sempre entre os dias 1º e 10 de cada mês. Para isso, toda a documentação deverá ser entregue na secretaria da Proest até o dia 5 de cada mês. Caso contrário, o estudante só iniciará as atividades no mês posterior ao da solicitação. Vale salientar que para entrar em exercício no setor o estudante deverá pegar o encaminhamento na Pró-Reitoria em 10 dias, a partir da data de entrega da documentação à Pró-reitoria.

 “Depois de receber o encaminhamento, o bolsista deve acessar o Portal do Estudante para incluir seus dados bancários. Mas, para que tudo flua corretamente em relação ao pagamento, é impreterível que o tutor envie o Relatório de Controle de Frequência até o dia 15 de cada mês, a fim de que possamos fazer os devidos cálculos e atualizar o banco de dados, e para que o Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) execute a folha de pagamento dentro do prazo”, salienta Marta Marinho.

Para esclarecimento de dúvidas e mais informações sobre esta modalidade de Bolsa, envie um e-mail para Lilian Nobre - caa.proest@gmail.com ou ligue para o número 3214-1080. Sobre pagamento, envie um e-mail para Gilmar Sarmento - pagamentoproest@gmail.com.