Núcleo de Desenvolvimento Infantil comemora Dia das Crianças e lança projeto Paralapracá

Projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto C&A


- Atualizado em
Crianças recitam poema de Vinícius de Moraes durante festa no NDI
Crianças recitam poema de Vinícius de Moraes durante festa no NDI

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

Na tarde da última sexta-feira, 11, foi realizada a festa do Dia das Crianças, comemoração que encerrou as atividades da Semana da Criança, organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com o tema “Conduzidos por Vinícius para a arca vão os bichos! De par em par, os 100 anos do poeta todos irão comemorar”, o núcleo recebeu alunos e familiares, que festejaram com muita alegria e diversão.

Durante uma semana, o NDI realizou uma programação extensa com oficinas de arte e pintura, música, jogos e brincadeiras e leitura, onde as crianças participaram juntamente com seus pais e familiares. De acordo com a coordenadora pedagógica do NDI, Carolina Nozella, o projeto sobre Vinicius de Moraes durará todo o segundo semestre de 2013.

A proposta é que o planejamento pedagógico dos professores, guiado pelo tema, propicie às crianças a conhecerem o poeta, compositor e músico Vinícius de Moraes, trabalhando com sua obra A Arca de Noé. Dessa forma, os poemas e músicas serão trabalhados durante todo o semestre de maneira interdisciplinar, nas Ciências da natureza e sociedade, Linguagem oral e escrita, Matemática e Artes”, apontou Carolina.

Sobre a importância da família na escola em atividades como estas a mãe de um dos alunos, Ana Maria do Nascimento, comentou: “É fundamental essa parceria entre alunos, pais e escola, pois isso só contribui nas relações sociais e afetivas das crianças. Os pais não só conhecem como também participam de todo processo, fazendo com que a criança sinta-se mais à vontade e confiante para realizar as ações.”

Cantinho da Nutrição

Durante a festa do Dia das Crianças a Faculdade de Nutrição (Fanut) esteve presente, distribuindo panfletos de dois projetos de extensão: Redusal e Zero Trans. Além disso, foram recolhidas assinaturas dos pais para o termo de consentimento da realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante Sara de Oliveira, que verificará em suas pesquisas a frequência alimentar e a pressão arterial das crianças para detectar o consumo de sódio.

A coordenadora de Nutrição do NDI, Cléa Albuquerque, explicou que muitas ações são realizadas durante o ano para auxiliar na alimentação das crianças, mas que a atenção maior será dada ao projeto Redusal, que tem por objetivo reduzir o sal na alimentação. “O projeto será implantado no segundo semestre deste ano e que o público-alvo será toda a comunidade escolar, como crianças, pais e funcionários”, salientou a coordenadora.

A iniciativa, inclusive, conta com o apoio dos pais das crianças do núcleo, como no caso de Any Queisy, que disse: "É muito importante projetos voltados para alimentação das crianças, tudo que venha contribuir para a pesquisa, educação e saúde delas, é válido”.

Projeto Paralapracá

Ainda durante a festa, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil promoveu o lançamento do projeto Paralapracá, criado com o intuito de auxiliar na melhoria do atendimento às crianças da educação infantil. O projeto já está em seu segundo ciclo e acontece em cinco municípios do Nordeste: Maracanaú (CE), Natal (RN), Maceió (AL), Olinda (PE) e Camaçari (BA), no período de 2013 a 2016, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o Instituto C&A.

Os coordenadores pedagógicos das instituições educacionais participam das formações do projeto e posteriormente elas são realizadas nas escolas selecionadas. Esse processo orienta-se pelos eixos: Brincadeira, Música, Arte, Histórias, Exploração do mundo e Organização do ambiente; para dessa forma, contribuir não só na formação dos professores, mas no acesso a materiais de qualidade para a comunidade escolar.