Público prestigia lançamentos da Edufal na Bienal

Servidores e ex-alunos da Ufal mostram produção científica, resultado de doutorado e de trabalho de conclusão da graduação


- Atualizado em
Reitor Eurico Lôbo e a diretora da Edufal, Stela Lameiras, prestigiam os autores Agnaldo Santos, Iracilda Moura, Conceição Clarindo e Salomão Loureiro
Reitor Eurico Lôbo e a diretora da Edufal, Stela Lameiras, prestigiam os autores Agnaldo Santos, Iracilda Moura, Conceição Clarindo e Salomão Loureiro

Simoneide Araújo - jornalista

O incentivo da Edufal à publica produção científica está mais do que evidente. Só nesta 6ª edição da Bienal, maior evento literário e cultural alagoano, são cerca de 50 novos títulos lançados até o próximo domingo, 3. Na noite de quarta-feira (30), o Café Literário ficou lotado para prestigiar os servidores Agnaldo José dos Santos e Maria Conceição Clarindo e os ex-alunos Pedro Accioly de Sá Peixoto e Salomão Loureiro de Barros Lima.

O reitor da Ufal, Eurico Lôbo, prestigiou o lançamento e falou da importância da Edufal para a instituição e para os pesquisadores, pelo incentivo às publicações. Ele parabenizou o trabalho da diretora Stela Lameira na coordenação da Bienal e à frente da Editora e o empenho de toda sua equipe.

Eurico Lôbo também parabenizou seu ex-aluno do Instituto de Física, Agnaldo dos Santos, hoje diretor-geral do Campus do Sertão, pelo lançamento do livro Células solares: Fotoeletroquímicas: separação e recombinação de cargas. O título é resultado do doutorado de Agnaldo, realizado na Ufal e na Universidade de Campinas (Unicamp), e tem coautoria de professores José Carlos Cressoni (orientador do doutorado), Ana Flávia Nogueira e Madras Gandhi Mohan.

Conceição Clarindo, ex-pró-reitora de Recursos Humanos e atual servidora da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, lançou o livro A Saúde dos Servidores Públicos em sua Dimensão Social. A obra é resultado do doutorado de Conceição e, segundo a autora, faz um resgate histórico e crítico sobre o que é o servidor. “Tratamos o servidor como parte de uma categoria que vem evoluindo de forma considerável nos últimos anos e que tem papel de grande relevância”, disse.

O livro de Conceição analisa a saúde do servidor e a política de atenção integral à saúde do servidor público, implantada na Ufal. De acordo com a autora, o livro reflete a situação de saúde e as condições sociais de trabalho às quais estão expostos os servidores públicos no aparelho Estado Brasileiro, representado pelo Hospital Universitário da Ufal.

Pedro Accioly lançou A Tutela Jurídica da Biotecnologia. Ele está cursando pós-graduação em Coimbra e não pôde comparecer, mas sua professora, Iracilda Moura, do Instituto de Ciência Biológicas e da Saúde da Ufal, o representou na solenidade.

Salomão de Barros Lima lançou Biopirataria e Propriedade Intelectual: A Proteção da Biodiversidade Brasileira. O livro é resultado do trabalho de conclusão do curso de Direito, na Ufal.