Universidade presta homenagem ao arquivista pelo seu dia
Um cartaz enviado aos profissionais destacou a importância da função
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
No último dia 20 de outubro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de seu Arquivo Central, prestou uma homenagem aos arquivistas pelo seu dia. De acordo com Maristher Moura Vasconcellos, gerente geral da função na universidade, os profissionais receberam um cartaz que destacava a importância da profissão e seu desempenho na instituição.
“O Arquivo Central da Biblioteca faz questão de enaltecer e parabenizar os arquivistas, bem como todos os técnicos e auxiliares da área por seu dia e seu papel na sociedade na promoção de uma gestão eficiente, num trabalho constante, metículo e de valor incalculável. Reconhecemos a importância deste profissional e fazemos questão de demonstrar nosso respeito e admiração”, diz o cartaz – que você pode conferir ao lado.
A profissão
Dentre os deveres do arquivista estão adquirir e avaliar novos conjuntos documentais e fornecer serviços de referenciamento e preservação dos materiais. Na parte de organização dos documentos, os profissionais aplicam os princípios da procedência e da ordem original, considerada a melhor maneira de manter alguns arquivos.
No Brasil, a profissão é regulamentada pela Lei 6546/78 e Decreto 82590/78. De acordo com a legislação é considerado Arquivista, aquele profissional que possui graduação superior em Arquivologia ou que na época da criação da Lei tenha comprovado experiência pregressa na função e obtendo seu registro como provisionado.