Curso de Comunicação Social faz homenagem póstuma ao professor Luiz Gonzaga

Exibição de fotos, vídeos, apresentação artística e aposição de uma placa integraram a homenagem ao saudoso professor no dia 7 deste mês

O curso de Comunicação Social realizou uma homenagem póstuma ao professor Luiz Gonzaga

Diana Monteiro – jornalista

A comunidade dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas realizou, no último dia 7, uma homenagem póstuma ao professor Luiz Gonzaga Costa de Oliveira com a aposição de uma placa no Laboratório Multimeios que leva o seu nome. Conhecido no meio acadêmico como professor Gonzaga, ele faleceu no dia 18 de outubro, vítima de infarto e era tido como um dos maiores entusiastas das relações públicas no país.

Gonzaga também presidiu a Câmara Superior Permanente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) Nacional e fundou a ABRP-Secção em Alagoas, sendo também seu presidente. Mesmo aposentado, ele continuou como voluntário, desenvolvendo atividades no COS, ao lecionar duas disciplinas para turmas de Relações Públicas e constituindo-se uma referência para diversos estudantes.

Na Universidade Federal de Alagoas, o professor iniciou sua atividade docente em 1987, onde coordenou de 1992 a 1994 e de 2000 a 2003 o curso de Comunicação Social. Ocupou cargos também administrativos: na Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), como diretor de divulgação e de imprensa e de 1991 a 1995 foi coordenador da então Coordenadoria de Comunicação (CCOM), atualmente Assessoria de Comunicação (Ascom).

Por iniciativa da professora Edna Cunha, com aprovação unânime do colegiado do curso, a homenagem ao estimado professor já estava definida antes do falecimento, inclusive na mesma data. “O que me conforta um pouco é que o professor Luiz Gonzaga soube em vida da homenagem. Se eu pudesse defini-lo em duas palavras, eu diria ‘amor’ e ‘doação”, disse a professora Edna, ex-aluna do curso de Relações Públicas da Ufal.

Vale frisar que o reconhecimento do importante papel do professor Gonzaga na área da Comunicação Social sempre existiu. Em 2006, durante a edição do Congresso Intercom, em Brasília, o professor foi agraciado com a Medalha 2 de Dezembro, concedida apenas para os profissionais reconhecidos por ajudar na construção e nas melhorias do ofício dos Relações Públicas no Brasil.

Gonzaga formou-se bacharel em Comunicação Social (Relações Públicas) pela Universidade de Brasília (UnB) e fez mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Era oficial reformado da Força Aérea Brasileira, além de consultor e palestrante em Cerimonial e Protocolo, Comunicação Organizacional e Relações Públicas.