Entenda o SIG e saiba tudo sobre o novo modelo de gestão administrativa


- Atualizado em

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora 

Substituindo o SIE, a Ufal está implantando o SIG – Sistema Institucional Integrado de Gestão que irá ampliar os serviços administrativos já realizados no antigo sistema, dando mais agilidade aos processos dos servidores. Segundo a Proginst, a escolha pelo SIG se fez com base em sua utilização por outras universidades, bem como por outros órgãos da Administração Pública e que estão satisfeitos com o sistema. Além disso, o sistema possui uma interface amigável e uma excelente integração com alguns sistemas do Governo Federal, como o SIAPE e SIAFI.

Com o novo sistema, será possível diminuir as tarefas operacionais e ter uma extensa gama de relatórios para consultar diversas informações. Além disso,  as dúvidas e os problemas dos servidores serão sanados de forma mais ágil e com informações mais fidedignas.

Até o momento estão funcionando alguns módulos do SIGRH, como cadastro e férias, ambos lançados pelo DAP. A novidade é que não há mais necessidade de esperar o mês de novembro para marcação das férias, pois o agendamento pode ser feito antecipadamente, sendo que o próprio servidor deve lançar suas férias com pelo menos com dois meses de antecedência antes do período de uso fruto. Assim que o servidor lançar suas férias no sistema, o responsável pela unidade deve homologar para que sejam validadas as férias, no período escolhido. 

Entenda o SIG 

Divido em três grandes módulos, o SIG trabalha a Gestão Acadêmica (SIGAA), Gestão Administrativa (SIPAC) e Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Cada módulo possui diversos sistemas e todos eles foram desenvolvidos para se adequar aos processos e fluxos de trabalho da Ufal. 

Para acesso ao SIG, o primeiro passo será a criação de um e-mail institucional, para que o próprio servidor seja notificado quanto às  atividades realizadas no SIG e também para conseguir acesso ao sistema.

Após a criação do e-mail, deve-se solicitar o cadastro no sistema SIG e preencher formulário eletrônico.

Na página da Ufal, existe um link para a página do SIG, com as instruções necessárias.

É importante frisar que toda a gestão da universidade está envolvida com a implantação do SIG. 

Fique atento, o SIE será substituído gradativamente, a medida que os módulos administrativos e acadêmicos forem liberados. 

SIGRH 

Para a Gestão de Recursos Humanos, o SIGRH informatiza os procedimentos de recursos humanos, sendo possível ao servidor responsável fazer marcação e alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de freqüência, concursos, capacitações, atendimentos online, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios de RH, e outros. A maioria das operações possui algum nível de interação com a Sistema Nacional Siape. 

SIPAC 

Já o módulo de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), que oferece operações fundamentais para gestão das unidades responsáveis pelas finanças, patrimônio e contratos. O sistema integra totalmente a área administrativa, desde a requisição de material e suprimentos, até solicitação de diárias e passagens, hospedagem e manutenção de infra-estrutura. 

Neste sistema é possível ainda que cada unidade administrativa autorize dentro de seu orçamento, as despesas que necessitar antes mesmo de executar a solicitação no SIAFI. Além disso o SIPAC controla e gerencia compras e licitações, boletins de serviços, atas de registros de preços, patrimônio, contratos e até manutenção de obras no campus e pagamento de bolsas. 

SIGAA 

Desenvolvido para informatizar os procedimentos da área acadêmica, esse sistema permite submeter e controlar projetos e bolsas de pesquisa e ações de extensão e ensino, fazer relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância, além de um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual. 

Da mesma maneira que o SIPAC, o SIGAA disponibiliza portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação (institucional e docente).