Federal do Amazonas assina parceria para gestão de hospital universitário

Ascom Ebserh

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) assinou nesta quarta-feira, 6, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do Hospital Universitário Getúlio Vargas, vinculado àquela instituição. A celebração do contrato aconteceu após a decisão, por parte da universidade, pela adesão à Ebserh. A partir da assinatura será iniciada a implantação de um plano de reestruturação do hospital, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.

A reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que a importância da recomposição do quadro de pessoal para o bom atendimento à população. "Hoje é um dia muito importante. O hospital Getúlio Vargas está iniciando um processo de reestruturação e vem, através do Rehuf [Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais] sendo equipado. Mas nada disso adiantaria se nós não tivéssemos pessoal. Com a Ebserh, teremos essa possibilidade", salientou.

A reitora também enfatizou o modelo inovador de gestão a ser implantado no Getúlio Vargas. "A forma de administrar um hospital é bastante complexa. E trabalhando juntos, teremos pessoas capacitadas e apoio direto para realizar uma gestão moderna, que otimize recursos, que seja eficiente e eficaz. Isso é fundamental", afirmou Márcia Perales.

O presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, reiterou a importância da parceria entre a empresa e os hospitais universitários, como a da Ufam, para recompor a força de trabalho nas unidades. "A falta de pessoal é a origem dos problemas de todos os hospitais. Na medida em que não houve a contratação e a instituição o fez de forma precarizada, houve uma drenagem de recursos e custeio, levando à deterioração das unidades", apontou o presidente.

Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Rehuf, criado em 2010.