Oficina destaca a importância da capacitação para o desenvolvimento institucional

Promovida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, a oficina contemplou servidores dos três campi


- Atualizado em
Thatiane Pita fala das ações realizadas em 2013
Thatiane Pita fala das ações realizadas em 2013

Diana Monteiro – jornalista 

O investimento feito pela Universidade Federal de Alagoas na área de recursos humanos em 2013 e as demandas solicitadas pelos setores administrativos e acadêmicos para o próximo ano, foram destacados durante a realização da 6ª Oficina de Capacitação, na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), situado no Campus A.C. Simões, em Maceió.

A oficina, promovida pelo Setor de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), contou com representantes de unidades acadêmicas, setores administrativos e órgãos de apoio dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão e foi aberta pela pró-reitora Sílvia Cardeal. Ela destacou que o crescimento institucional depende do engajamento de todos e falou da necessidade da otimização do uso dos recursos investidos na área. 

Além disso, Sílvia Cardeal acrescentou que o programa de qualificação deve ter identificação com as carências existentes e nesse processo cabe à Progep a articulação das ações para o desenvolvimento da universidade. Aproveitou a oportunidade e enalteceu a parceria e colaboração dos participantes da atividade. 

Representante do Campus do Sertão, o administrador Carlos Eugênio da Costa, há cinco meses nomeado e lotado na sede, em Delmiro Gouveia, considerou positiva a oportunidade de conhecer as ações em desenvolvimento na área de capacitação. Disse haver no campus a necessidade de cerca de 7 cursos, que pela distância podem ser ofertados por meio de vídeo conferência. 

A coordenadora de recursos humanos do Campus Arapiraca, Franciane da Silva Santos, nomeada há um mês, considerou a oficina facilitadora do trabalho que desempenha.  Dentre os cursos, com carência de capacitação, destacou Recursos Humanos, Acessibilidade e Gestão de Documentos. 

Qualificação 

As técnicas-administrativas Thatiane Pita e Adriana Vieira, responsáveis pelo Setor de Capacitação da Progep e coordenadoras da 6ª Oficina, apresentaram o investimento na área em 2013 e o levantamento das demandas de capacitação para 2014, conforme formulário enviados pelas  unidades e órgãos de apoio. “Houve este ano o crescimento do número de bolsas para mestrado e doutorado para o segmento técnico, além da participação de 448 servidores em 153 eventos. Os 50 cursos ofertados no Campus Maceió contou com a participação de 1.534 servidores”, frisou Thatiane. 

Adriana Vieira enfatizou que conforme levantamento, os cursos propostos pelos setores acadêmicos e administrativos mais apontados para capacitação foram os seguintes: Gestão Púbica, Rotinas Administrativas, Informática Atualização em Informática, Atualização em Língua Portuguesa, Redação Oficial, com atualização da reforma ortográfica e Gestão de Documentos. Constam também do levantamento, os cursos propostos por cada unidade acadêmica e pelo Hospital Universitário.