Professor da Unidade de Penedo é eleito novo presidente de Associação Científica Nacional

Igor da Mata Oliveira foi eleito em assembleia no último dia 22 durante participação em congresso

Igor da Mata Oliveira é o novo presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Pesca

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O professor do curso de Engenharia de Pesca da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas foi eleito presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Pesca (ABEP). A eleição foi realizada no último dia 22 durante uma assembleia na 18ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia da Pesca, em Paulo Afonso, na Bahia.

Nossas metas são tornar a ABEP mais dinâmica, com maior participação de seus associados, bem como ampliar esse quadro de associados. Também queremos de alguma forma, contribuir para o aumento do número de publicações em ciências do mar no Brasil”, declarou o docente, que participa da Associação desde o ano de 2007, quando esta foi idealizada.

Ainda segundo ele, a ABEP teve importante papel na unificação das competências da gestão no setor pesqueiro a nível nacional e na criação do Ministério da Pesca e Aquicultura. “Além disso, a Associação apresenta uma ótima relação custo X benefício, dado reduzido custo de criação/regularização/manutenção em relação, apenas, à captação de recursos científicos para apoiar a realização dos eventos de Engenharia de Pesca até aqui”, complementou.

A ABEP é uma associação civil pública, que representa os professores e pesquisadores que possuam comum interesse no desenvolvimento científico da pesca e da aquicultura. Conta hoje com cerca de 80 membros e está em pleno processo de expansão. Tem como principais objetivos congregar professores ou pesquisadores da área interessados em seu desenvolvimento e promover, estimular e apoiar estudos sobre Engenharia da Pesca nos viéses de ensino, pesquisa e extensão. Veja mais sobre a Associação no site.