Ufal promove encontro sobre inovações metodológicas no ensino superior

As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 20, e o evento será realizado no dia 21 de novembro

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas está promovendo o 1º Encontro de Formação sobre Inovações Metodológicas Ativas do Ensino Superior. O evento será realizado no dia 21 de novembro e é voltado aos diretores das unidades acadêmicas, aos coordenadores de curso e demais docentes da Ufal e conta com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, dia 20. Para se inscrever é necessário preencher o formulário.

Duzentas vagas estão sendo oferecidas aos interessados e, além do formulário, será necessário parecer da chefia no caso o horário do curso coincidir com o de trabalho. O encontro será realizado no auditório da Reitoria da seguinte forma: das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 do dia 21 e terá palestras dos professores José Armando Valente [da Unicamp] e Solange Medina Ketzer [da PUC/RS]. O curso é realizado por uma parceria das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep).

O encontro tem como objetivos promover um debate sobre as metodologias ativas no ensino superior de forma que os participantes reflitam sobre possibilidades metodológicas em que os estudantes se tornem coparticipantes do processo ensino-aprendizagem; elaborem propostas de ensino que tenham a sala de aula invertida como referência, numa perspectiva de construção ativa do conhecimento, além de adquirir visão teórico-prática de novas ferramentas que auxiliem e potencializem o processo ensino-aprendizagem.

Através de oficinas, os participantes serão direcionados à construção e apresentação de propostas sobre o objeto em discussão, disseminando práticas inovadoras entre os docentes. Além disso, se propõe a contribuir com o fortalecimento das discussões sobre o exercício da docência no ensino superior e representa mais um passo em direção à implantação do Programa de Formação Continuada do Ensino Superior (Proford).