Diretor da Esenfar faz visita técnica em universidade da França
Parceria envolve pesquisadores de vários programas de pós-graduação e promove o intercâmbio internacional
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
A colaboração internacional entre a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade de Strasbourg, na França, tem gerado excelentes resultados. O diretor da Escola de Enfermagem e Farmácia, João Xavier, está realizando uma visita técnica com o grupo coordenado pelo pesquisador Jean-Jacques Bourguignon.
Um dos projetos em andamento é financiado pelo CNPq e envolve vários pesquisadores e alunos de pós-graduação em Farmácia, Ciências da Saúde, Química e da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), além de colaborações com as universidade federais de Juiz de Fora e de Sergipe. Atualmente, estão envolvidos diretamente no projeto 11 pesquisadores brasileiros, sendo nove da Ufal, e 11 pós-graduandos, dos quais nove também fazem parte de programas da Ufal.
Para 2014, está prevista a chegada de dois pesquisadores da França e a ida de um doutorando da Ufal para realizar tese sanduíche na Universidade de Strasbourg. A colaboração técnica internacional iniciou quando o professor João Xavier realizou os dois cursos de pós-doutorado na Faculdade de Farmácia de uma das mais renomadas instituições de ensino da França.
A Universidade de Strasbourg, criada em 1538, está entre as 100 melhores do mundo e por lá já passaram grandes cientistas, como Louis Pasteur e, atualmente, possui três pesquisadores que ganharam prêmio Nobel.