Pesquisadores têm projetos aprovados em congresso internacional
Evento debate docência no ensino superior e programa da Universidade é destaque
- Atualizado em
Mauricélia Ramos - jornalista
Pesquisadores da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) tiveram trabalhos aceitos para apresentação e publicação no 8º Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nível Superior (Cidu), que acontecerá na cidade de Rosário, Argentina, de 21 a 24 de abril de 2014. O Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) da Ufal será um dos destaques no evento.
O trabalho intitulado “Institucionalização da Formação Continuada em Docência Superior: a Construção do Proford-Ufal” será apresentado por Vera Lúcia Pontes dos Santos, pedagoga da Prograd; Iolanda dos Santos Silva, técnica em Assuntos Educacionais (TAE) da Progep; e Luís Paulo Leopoldo Mercado, coordenador da Cied. O artigo focaliza a experiência de construção do programa, tendo como produto final a institucionalização do Proford na Universidade.
O Proford foi construído pelo grupo de trabalho composto também por representantes do Centro de Educação, Faculdade de Medicina e Campus do Sertão. “O programa prevê formações direcionadas ao docente, inclusive àqueles que exercem cargos de gestão na universidade. A institucionalização do Proford fortalece a Ufal enquanto instituição de ensino superior, que vê no desenvolvimento docente um forte instrumento para alcançar seus objetivos institucionais”, destacou Luís Paulo Mercado, um dos autores.
Um dos diferenciais do trabalho é a aposta no trabalho cooperativo como elemento potencializador das ações. Segundo os autores, a divulgação do Proford num evento internacional dará maior visibilidade ao programa e à Ufal. A interação no evento, entre instituições de outros países iberoamericanos, permitirá troca de experiências e melhoria nas ações do programa.
O Congresso
O Cidu é um congreso bianual que ocorre de forma alternada na Europa e na América Latina, promovido pela Associação Iberoamericana de Didática Universitária (Aidu), com objetivo de debater, promover a troca de experiências e formular vias de ação acerca dos campos da docência universitária e de nível superior. O Congresso engloba simpósios, mesas-redondas, conferências e comunicações de trabalhos científicos.
Outros trabalhos da Ufal aprovados:
Processos formativos e redes sociais: o movimento hipertextual nas aulas de Matemática
Carloney Alves de Oliveira
Mediação Pedagógica para a EAD: relato da formação de professores
Maria da Paz Elias da Silva e Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
A formação docente e as TIC: estudo comparativo entre brasil e Uruguai
Lilian Kelly Figueiredo, Maria Auxiliadora Silva Freitas e Cleide Jane de Sá Araújo Costa
Estudo do Meio no Ensino Superior
Luís Paulo Leopoldo Mercado
Estudos e Experimentos com Interfaces Digitais como subsídio na elaboração de oficinas e cursos para o ensino superior
Yára Pereira da Costa e Silva Neves, Leila Augusta de Oliveira Barros e Renato de Lima Barros de Almeida