MEC lança programa nacional de capacitação de servidores
O plano propõe o fortalecimento dos programas de capacitação, além de qualificação e valorização do servidor
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo com Ascom Ministério da Educação
O Ministério da Educação lançou o Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos Servidores Integrantes do Plano de Cargos e Carreiras dos Técnico-administrativos (PCCTAE) das Instituições Federais de Educação (IFE). O programa pretende implantar em 100% das IFEs seus respectivos planos de capacitação e aperfeiçoamento até março de 2015.
A princípio, serão disponibilizadas 2.000 vagas anuais para cursos de graduação, sendo acrescidas 1.000 vagas por ano. Para pós-graduação, serão ofertadas 2.000 vagas para cursos latu sensu e 1.000 vagas para cursos strictu sensu. A iniciativa tem como objetivo fortalecer os programas de capacitação e qualificação dos servidores nas áreas de desenvolvimento profissional, gestão institucional e agregar conhecimento à prática de suas atividades profissionais.
O plano desenvolvido pelo MEC complementa os programas de capacitação já oferecidos pela rede federal. Além disso, a portaria que institui o Plano já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e o texto completo pode ser visto aqui, aqui e aqui.