Missa de 7º dia da professora Cláudia Malta será na próxima sexta

Ela faleceu no último sábado, vitima de câncer

Claudia Malta, ao lado da então reitora Ana Dayse, em 2011, durante homenagem na Assembléia Legislativa | nothing

Lenilda Luna - jornalista

Faleceu no último sábado (18), a professora da Faculdade de Serviço Social, Cláudia Viana de Melo Malta. Ela estava aposentada, mas durante anos coordenou o Núcleo Temático da Criança e do Adolescente. A missa de 7º dia está marcada para a próxima sexta-feira, 24, em local a ser definido.

Ela era graduada em Serviço Social pela Escola de Serviço Social Pe. Anchieta de Alagoas, mestra e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco e professora da Universidade Federal de Alagoas. Claudia Malta era coordenadora do Núcleo Temático da Criança e Adolescente e a pesquisa dela na área de Serviço Social tinha como ênfase a proteção de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Por esse trabalho, a professora conquistou o reconhecimento público. Ela foi condecorada com a Comenda Mário Guimarães, concedida pela Câmara Municipal de Maceió, e recebeu o título de Patrona do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo concedido pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por sua luta em favor dos direitos da criança e do adolescente em Alagoas.

Em 2011, a professora foi homenageada na Assembléia Legislativa de Alagoas, onde recebeu a comenda Tavares Bastos, maior honraria oferecida pelo Legislativo, conferida a autoridades nacionais ou estrangeiras e a personalidades que tenham serviços prestados ao desenvolvimento de Alagoas em qualquer ramo de atividade.

A professora foi autora de vários livros e artigos científicos sobre a situação de crianças e adolescentes de Alagoas. Cláudia Malta também participou de vários eventos nacionais, regionais e locais, sempre denunciado as situações precárias em que viviam crianças e adolescentes de baixa renda em Alagoas.

Por meio das redes sociais, a vereadora Heloísa Helena, que é professora do curso de Enfermagem da Ufal, prestou homenagem à Claudia Malta. "Uma grande mulher, brilhante intelectual, professora universitária socialmente comprometida, precursora de estudos e lutas em defesa das crianças socialmente vulneráveis em Alagoas", escreveu Heloísa Helena sobre a professora falecida.