Missa de 7º dia da professora Cláudia Malta será na próxima sexta
Ela faleceu no último sábado, vitima de câncer
- Atualizado em
Lenilda Luna - jornalista
Faleceu no último sábado (18), a professora da Faculdade de Serviço Social, Cláudia Viana de Melo Malta. Ela estava aposentada, mas durante anos coordenou o Núcleo Temático da Criança e do Adolescente. A missa de 7º dia está marcada para a próxima sexta-feira, 24, em local a ser definido.
Ela era graduada em Serviço Social pela Escola de Serviço Social Pe. Anchieta de Alagoas, mestra e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco e professora da Universidade Federal de Alagoas. Claudia Malta era coordenadora do Núcleo Temático da Criança e Adolescente e a pesquisa dela na área de Serviço Social tinha como ênfase a proteção de crianças e adolescentes em situação de risco social.
Por esse trabalho, a professora conquistou o reconhecimento público. Ela foi condecorada com a Comenda Mário Guimarães, concedida pela Câmara Municipal de Maceió, e recebeu o título de Patrona do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo concedido pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por sua luta em favor dos direitos da criança e do adolescente em Alagoas.
Em 2011, a professora foi homenageada na Assembléia Legislativa de Alagoas, onde recebeu a comenda Tavares Bastos, maior honraria oferecida pelo Legislativo, conferida a autoridades nacionais ou estrangeiras e a personalidades que tenham serviços prestados ao desenvolvimento de Alagoas em qualquer ramo de atividade.
A professora foi autora de vários livros e artigos científicos sobre a situação de crianças e adolescentes de Alagoas. Cláudia Malta também participou de vários eventos nacionais, regionais e locais, sempre denunciado as situações precárias em que viviam crianças e adolescentes de baixa renda em Alagoas.
Por meio das redes sociais, a vereadora Heloísa Helena, que é professora do curso de Enfermagem da Ufal, prestou homenagem à Claudia Malta. "Uma grande mulher, brilhante intelectual, professora universitária socialmente comprometida, precursora de estudos e lutas em defesa das crianças socialmente vulneráveis em Alagoas", escreveu Heloísa Helena sobre a professora falecida.