Pesquisadores são convidados para participar de projeto internacional

Emerson Soares e Themis Silva vão trabalhar durante dois meses na equipe do projeto Diversify


- Atualizado em
Os professores Emerson Soares e Themis Silva vão atuar e trabalhar durante dois meses no projeto | nothing
Os professores Emerson Soares e Themis Silva vão atuar e trabalhar durante dois meses no projeto

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Dois professores do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemoram uma conquista. Emerson Soares, especialista em Piscicultura e reprodução de peixes marinhos e Themis Silva, especialista em Genética Molecular, foram convidados pelo Centro Oceanográfico de Vigo, na Espanha, para participarem do projeto Diversify, que reúne outros 11 países da Europa.

O projeto visa selecionar cinco espécies potenciais para aquicultura mundial entre elas a pikeperch (perca amarela), espécie muito apreciada na Europa e o cherne (Polyprion americanus), espécie universal também encontrada no Brasil e motivo pelo qual os pesquisadores foram convidados, devido ao pós-doutorado com este peixe realizado por mim entre 2010 e 2011”, explicou o pesquisador Emerson Soares.

Foi desse contato que a Universidade Federal de Alagoas e o Centro Espanhol firmaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de pesquisas na área. A pesquisa de pós-doutorado de Emerson foi uma delas. “Essa parceria já trouxe pesquisadores espanhóis para atuar na Ufal em 2012 e renderá publicações científicas. Duas delas, inclusive, estão sendo publicadas por meio da cooperação realizada no biênio 2011-2012”, complementou.

Além dos pesquisadores da Ufal, representantes dos outros 11 países, que contam com os melhores centros de pesquisa em ambientes aquáticos do continente europeu, também auxiliam os trabalhos. “Vamos atuar e trabalhar durante dois meses nas linhas de reprodução e nutrição, genética e comportamento do cherne”, disse Themis, ao ressaltar que o projeto Diversify visa melhorar a produção da aquicultura Europeia e diminuir gargalos para a produção de especies potenciais.