Dia internacional de prevenção serve para alertar sobre riscos de LER e Dort

Progep, por meio da unidade Siass da Ufal, busca melhorar a qualidade de vida dos servidores

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora, com informações do Siass Ufal

Nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, a Ufal, por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, comemora o Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (LER/Dort). Atualmente, essas doenças são responsáveis por grande parte dos afastamentos de trabalho por motivo de doença.

Só em 2013, mais de cem servidores da Ufal entraram com pedido de licença para tratamento de doenças relacionadas a essas lesões. Para o combate e a prevenção, o fisioterapeuta Deivson Oliveira orienta: “O hábito do alinhamento da postura é importante. É preciso evitar a permanência em uma determinada posição por tempo prolongado”.

Caso não seja possível a variação da postura, Deivson Oliveira, da Coordenação de Qualidade de Vida da Progep, sugere que o servidor intercale as jornadas de trabalho em pausas pequenas de cinco a dez minutos, a cada uma ou duas horas. “Além disso, os benefícios são possíveis ao manter o monitor na altura adequada e  realizar exercícios de ginástica laboral durante os intervalos”, explicou.

A assistente social da Progep, Raquel Vieira, ressalta ainda sobre a necessidade de os servidores participarem e incentivarem a criação das Comissões de Saúde do Servidor Público (Cissp). “Entre outras atribuições, esta comissão realizará levantamento das condições de trabalho e do meio ambiente, visando à detecção de situações de riscos ambientais e ocupacionais que prejudicam nossa qualidade de vida no trabalho”, justificou.

Raquel Vieira informou ainda que a equipe de Vigilância e Promoção a Saúde da Unidade Siass da Ufal está elaborando estratégias para apresentar a proposta da criação das Cissps na Universidade. “Em média serão dez Cissps que deverão representar os interesses de saúde dos servidores na Universidade”, destacou.

O Setor de Promoção e Vigilância em Saúde da Unidade Siass da Ufal, com o intuito de viabilizar a qualidade de vida dos servidores da Universidade, incentiva os servidores a identificar os fatores que desencadeiam o surgimento ou agravam as doenças.  Também pede que os casos sejam comunicados às chefias imediatas e equipe de promoção da Saúde da Unidade Siass da Ufal.

As LER/Dort são um fenômeno relacionado ao trabalho em decorrência de exigências físicas ou organizacionais impostas excessivamente ao trabalhador. Tais disfunções compõem o rol de doenças que afetam ossos, músculos e articulações, além de compressões nervosas e vasculares responsáveis pelo bom desempenho das atividades laborais.

Os contatos com os profissionais da equipe de Promoção e Vigilância em Saúde podem ser feitos pelo telefone 3202-3771.