Eleição de membros do Consuni: Ufal divulga edital e convoca chapas

Eleição será no dia 24 de abril das 9h às 17h; inscrições podem ser feitas de 12 a 21 de março

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores (Secs), torna público o edital que convoca servidores docentes e técnico-administrativos para escolha dos membros do Conselho Universitário (Consuni) referente ao biênio 2014/2016. Serão eleitos sete representantes de cada categoria e seus respectivos suplentes. As inscrições de chapa serão abertas a partir de 12 de março seguindo até o dia 21.

A eleição será realizada no dia 24 de abril, das 9h às 17h, nos municípios de Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia. Nos demais lugares, ainda a serem divulgados, o horário será das 9 horas às 14 horas. Conforme o edital, a Comissão Eleitoral será formada por membros designados pela Reitoria e encaminhará às mesas receptoras, até o dia anterior da eleição, as cédulas de votação com as respectivas listas nominais de votantes e modelos de atas.

A coordenação dos trabalhos será de responsabilidade exclusiva da Secs e o processo eleitoral não interromperá as atividades acadêmicas ou administrativas da Ufal. Confira o anexo abaixo para obter mais detalhes.

O que faz o Consuni?

Com uma formação heterogênea, o Consuni delibera sobre os diversos assuntos das três classes representadas, que vai desde o planejamento institucional das políticas referentes às carreiras de técnicos e de docentes, como abertura de edital para concursos públicos, contratação de pessoal e criação e extensão de cursos, entre outros.

O colegiado é a instância máxima da Ufal e é responsável por decisões importantes para o funcionamento da instituição, ou seja, define os rumos da universidade, como por exemplo, estatuto, regimento e definição sobre programas e projetos federais. Um dos temas que já passaram pelo Consuni foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Outro ponto em debate foi a mudança da estrutura universitária com a criação das unidades acadêmicas.