Coordenadores de cursos recebem informações sobre Manual de Capacitação
Documento elaborado e atualizado pela Progep tem novas orientações das ações direcionadas ao servidor técnico-administrativo
- Atualizado em
Diana Monteiro - jornalista
Com o objetivo de fornecer aos atuais coordenadores dos cursos de capacitação da Universidade Federal de Alagoas e aos interessados em atuarem nessa função, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), promoveu o primeiro treinamento deste ano na última sexta-feira, dia 14, no Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A.C. Simões. Na oportunidade as técnicas Adriana Vieira e Tatiana Pita, do setor de capacitação, levaram ao conhecimento dos participantes informações gerais e específicas, assim como suas atribuições contidas no manual que sofreu alterações para dinamizar as ações na área.
Adriana e Tatiana destacaram durante o treinamento que a ação desenvolvida tendo como público-alvo os técnico-administrativos dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão, tem, entre as finalidades: estimular, melhorar o desempenho do servidor em seu ambiente de trabalho e promover cursos presenciais e a distância: “Procuramos ao máximo desenvolver esse trabalho para que os servidores sejam na Ufal os próprios instrutores. Quanto à capacitação, é ofertada internamente e externamente e qualquer servidor pode propor à Progep à solicitação de um curso que atenda à necessidade”, frisaram as duas servidoras.
O coordenador de curso de capacitação funciona como o elo que liga os participantes, os capacitadores e o setor de capacitação: “Cabe ao coordenador o envolvimento em todas as etapas do curso, desde o planejamento até a finalização que culmina com a entrega do relatório”, frisou Tatiana Pita. Ela anunciou que a Progep já vem planejando também, a oferta de cursos de graduação para o servidor técnico-administrativo.
O Manual de Capacitação consta de informações sobre: Linhas de Desenvolvimento; Educação formal com ofertas de bolsa para mestrado e doutorado; necessidade de treinamento, custos da capacitação; condições essenciais para a realização da capacitação; competência dos atores da capacitação e dos coordenadores dos cursos. Para mais conhecimento sobre o assunto, o Manual está disponibilizado no Portal do Servidor.