Pesquisadora representa Ufal em simpósio sobre Fronteiras de Ciência e Engenharia

Evento reúne pesquisadores nacionais e internacionais e conta com a participação de Simoni Meneghetti, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, que representa a instituição alagoana

A professora Simoni Meneghetti participa de evento no Rio de Janeiro | nothing
A professora Simoni Meneghetti participa de evento no Rio de Janeiro

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O Rio de Janeiro está sediando o Simpósio Brazil-U.S. Frontiers of Science and Engineering (Fronteiras de Ciência e Engenharia). O evento, que reúne pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos (EUA), conta com a participação de Simoni Meneghetti, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação e professora do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas.

Organizado pela National Academy of Sciences (NAS) e National Academy of Engineering (NAE), dos Estados Unidos, em parceria com a Acadêmia Brasileira de Ciências (ABC), o evento reúne 60 pesquisadores norte-americanos e brasileiros, para discutirem os desafios e fronteiras na ciência e engenharia para as próximas décadas.

Os temas principais de discussão são: bioengenharia, nanotecnologia, biocombustíveis e cidades sustentáveis. De acordo com Simoni, o convite para participar do evento surgiu em função dos trabalhos desenvolvidos no Grupo de Catálise e Reatividade Química (GCAR) na temática de valorização da biomassa, consolidado pelas publicações internacionais na área de biodiesel e obtenção de produtos químicos a partir da celulose.

É, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um desafio participar de um Simpósio dessa natureza. Fico muito feliz por poder apresentar o que temos realizado na Ufal na área de biomassa e mais especificamente no campo dos biocombustíveis líquidos e produtos químicos originários da biomassa”, explicou Simoni Meneghetti.