Pesquisadores representam Ufal em Congresso Internacional
José Guibson Dantas e Sivaldo Pereira, do curso de Comunicação Social, representaram a instituição alagoana em evento realizado no Brasil pela primeira vez
- Atualizado em
Deriky Pereira – estudante de Jornalismo
A Universidade Federal de Alagoas esteve representada na 4ª Conferência Latino-Americana da International Communication Association por meio dos professores do curso de Comunicação Social, José Guibson Dantas e Sivaldo Pereira. Realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 26 e 28 de março, em Brasília, o evento contou com a participação de investigadores de 30 nacionalidades interessados no estudo, ensino e aplicação de aspectos da comunicação humana e mediada.
Guibson participou do Grupo de Trabalho sobre Teorias da Comunicação e apresentou o artigo intitulado Entre o emissor e o receptor: uma breve análise da Teoria das Mediações de Jesús Martín-Barbero. No texto, o pesquisador criticou o fato de o pensador colombiano criar uma perspectiva teórica sem que apresentasse uma construção metodológica adequada à mesma.
“Isso evitaria interpretações equivocadas do conceito central da teoria, chamado de 'mediação cultural', facilitando o trabalho de quem investiga o comportamento das audiências dos meios de comunicação de massa”, apresentou Guibson. O professor destacou ainda que desde o ano de 2002 utiliza a Teoria das Mediações do pesquisador espanhol como aporte técnico de suas pesquisas na área de recepção midiática.
“A experiência com a teoria resultou na criação da Hermenêutica das Mediações, uma metodologia pioneira dos estudos de recepção de programas televisivos religiosos, que vem sendo utilizada por pesquisadores e estudantes de iniciação científica em várias universidades do País”, apontou Guibson.