Professora obtém nota máxima na defesa da tese de doutorado em Portugal

Jacqueline Praxedes de Almeida defendeu sua tese de doutoramento em Educação na cidade de Évora

Jacqueline Praxedes na Sala dos Atos | nothing
Jacqueline Praxedes na Sala dos Atos

Lenilda Luna - jornalista

A professora Jacqueline Praxedes de Almeida, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal, defendeu sua tese de doutoramento em Educação na cidade de Évora, em Portugal. A tese aborda o curso de Pedagogia da Ufal e obteve a nota máxima com a classificação A na Escala Europeia de Compatibilidade de Classificação, com a qualificação de Aprovado com Distinção e Louvor.

A tese é intitulada O Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas e a Formação Docente para a Prática da Educação Inclusiva. A banca, ou Júri, como é chamado em Portugal, contou com a presença da doutora Cecília Galvão Couto, professora catedrática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que elogiou o rigor científico do trabalho e a perspectiva histórica muito bem fundamentada em obras de referência.

A doutora Maria da Graça Amaro Bidarra, professora Associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, também fez parte do Juri e destacou a relevância e pertinência do tema e sua contribuição para a comunidade científica. Já a doutora Anabela Maria Sousa Pereira, do departamento de Educação da Universidade de Aveiro, destacou a excelente revisão da literatura e evolução histórica sobre educação inclusiva, além do estudo empírico que revelou os desafios sobre a realidade da formação docente.

O Júri também foi composto pelos professores da Universidade de Évora, Maria de Fátima Nunes Ferreira, presidente do Júri, Marília Pisco Castro Cid, que elogiou a excelente defesa da tese, Maria Elisa Chaleta e Vitor José Martins de Oliveira, orientadores. "Fiquei muito feliz e honrada em conquistar essa classificação diante de um Juri bastante qualificado, o que também contribui para uma projeção positiva da Ufal na comunidade científica europeia", comemorou a professora Jacqueline Praxedes.