Técnicos, docentes e tutores apresentam pesquisas em evento no Peru
O 15º Encuentro Internacional Virtual Educa foi realizado na cidade de Lima de 9 a 13 de junho
- Atualizado em
Mauricélia Ramos – jornalista colaboradora
Pesquisadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), da Biblioteca Central, da Reitoria, do Centro de Educação e do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas apresentaram trabalhos no 15º Encuentro Internacional Virtual Educa, que aconteceu na cidade de Lima, Peru, no período de 9 a 13 de junho.
O coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, que também apresentou pesquisa no evento, destacou a importância da participação dos servidores da Ufal. “A representatividade da Ufal, por meio da apresentação dos resultados das pesquisas na área de EAD e TIC, mostra a valorização dos servidores da instituição, ao permitir a participação destes em atividades de capacitação e intercâmbio com pesquisadores de vários países num evento de grande qualidade, que é o caso do Virtual Educa”, ressaltou.
Para Ivanderson Pereira, do curso de Pedagogia, participar de um evento da magnitude do XV Encuentro Internacional Virtual Educa “contribui para a formação continuada dos professores, técnicos e tutores da Universidade que buscam compreender os fenômenos educacionais emergentes do cenário das Tecnologias da Informação e Comunicação”.
O Encuentro Internacional Virtual Educa é um evento anual que ocorre nos países da América Latina promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), com objetivo de debater, promover a troca de experiências e formular vias de ação acerca da Educação mediada por tecnologias. O congresso se organiza em mesas-redondas e conferências nas quais são apresentados os trabalhos científicos. O próximo Encuentro Internacional Virtual Educa ocorrerá em 2016 no México.
Pesquisas apresentadas
A avaliação da aprendizagem na educação a distância foi foco da investigação realizada por Clésia Maria Hora Santana, doutoranda em Educação pela Ufal, e Cleide Jane de Sá Araújo Costa, docente do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. O estudo “Avaliação da aprendizagem e estratégias didáticas na EAD: Uma relação indissociável” foi apresentado por Cleide Jane na tarde do dia 10 de junho.
O estudo intitulado “Observações da Interferência do Facebook na aprendizagem dos adolescentes”, de autoria de Fabiana Maria Cavalcante Rego Oliveira e Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, vice-coordenador da Cied. Fabiana mostrou a relação entre o uso do Facebook e seus impactos na sala de aula. Já na manhã do dia 12 de junho foi comunicada a pesquisa intitulada “Uso das TIC no ensino da Contabilidade Aplicada ao setor público”, desenvolvida e apresentada por Danielle Patricia Nascimento Galdino, Contadora da Universidade e Helena Cristina Pimentel do Vale, bibliotecária, mestrandas em Educação pela Ufal. Emmanuele Maria Correia Costa, tutora da Cied, e Helena Cristina Pimentel do Vale, apresentaram o trabalho intitulado “Aprendizagem baseada em problemas: Uma estratégia de ensino aprendizagem no curso de biblioteconomia e pedagogia” ao final da manhã do dia 12 de junho.
As comunicações das pesquisas produzidas pela Ufal foram encerradas na tarde do dia 12 com a apresentação do trabalho intitulado “O telefone móvel como recurso didático: reflexões a partir da produção de radiodramas com professores da educação básica” de autoria de Ivanderson Pereira da Silva, docente do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca e Luís Paulo Leopoldo Mercado, coordenador da Cied.