Progep inicia curso preparatório para seleção do mestrado profissional em Administração Pública

É destinado a servidores técnicos e conta com 110 participantes da Ufal que vão disputar 28 vagas do programa

Pró-reitora Sílvia Cardeal destaca o empenho da instituição para concretização do mestrado | nothing

Diana Monteiro – jornalista

Começou na manhã de terça-feira (9), no Campus A. C. Simões da Ufal, o curso preparatório visando à seleção para o mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional, que terá etapa final em outubro deste ano. O curso é uma iniciativa da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep),  em parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e tem como público-alvo servidores técnico–administrativos da instituição.

A abertura foi feita pelo professor da Feac, Cláudio Zancan, mas as aulas vão até 21 de agosto. São 110 técnicos participando, oriundos de diferentes setores da Ufal na disputa pelas 28 vagas. O cursos será ministrado pelos professores Luiz Antônio Cabral, que enfocará os Fundamentos Teóricos em Gestão Pública, e  Andrew Firger, que tratará sobre Teorias da Organização.

O mestrado Profissional em Admisnitração Pública em Rede Nacional (Profiap) oferta 212 vagas, destas, 28 foram destinadas à Universidade Federal de Alagoas e está com inscrições inscritas até dia 4 de agosto. Os candidatos vão participar de três etapas de seleção: a primeira, obrigatória, funciona como teste de corte e será feita pela Associação Nacional de Pós-graduação em Administração Pública (Anpad); a segunda etapa terá exame de seleção sob a responsabilidade do Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e a terceira etapa, consta da seleção local.  Será dotada de entrevista e apresentação do projeto do participante. Até o mês de outubro é a previsão do processo seletivo total.

Aprendizado e crescimento

O Profiap é resultado do empenho da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), junto à Capes, objetivando a qualificação profissional, ou seja, buscar a melhoria da prática administrativa avançada nas organizações públicas, contribuir para aumento de produtividade e efetividade e disponibilizar instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de melhoria para gestão.

Os servidores participantes do curso preparatório e candidatos ao mestrado ao se apresentaram demonstraram o interesse pelo mestrado como uma oportunidade de aprendizado e engrandecimento profissional. Saudando os participantes a pró-reitora Sílvia Cardeal destacou a luta travada pelo setor que coordena, a Progep, para tornar realidade o mestrado profissional que contempla o servidor e considerou aquele momento, de comemoração.

“Foram dez anos de debate, com importante parceria da Feac  e gestão da Ufal, para a consolidação dessa oportunidade. Agora é tempo de estudar, temos que focar neste esforço e procurar acomodar a rotina do trabalho à rotina do curso e do futuro mestrado a ser disputado por todos vocês aqui presentes”, enfatizou Sílvia.

A seriedade do programa para garantir um curso e titulação plenos para promover o crescimento profissional do servidor foi ressaltada pelo diretor da Feac, Anderson Dantas: “É uma conquista, a implantação desse programa que também reflete no crescimento institucional e a Feac, assim como vocês, conhecemos os desafios da Ufal. “Esse é um momento único de juntar conhecimento com prática”, disse.

O professor Andrew Firger explicou as etapas seletivas do mestrado e apresentou o programa que irá ministrar durante o curso preparatório. Mais informações sobre o mestrado é só conferir o edital.