Ufal apresenta sistema unificado para compras de equipamentos

Representantes de unidades acadêmicas dos campi participaram de reunião para confirmar parceria e importância da iniciativa

A reunião foi realizada no Laboratório de Saneamento Ambiental | nothing
A reunião foi realizada no Laboratório de Saneamento Ambiental

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Uma reunião realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) durante a última semana reuniu representantes dos campi A.C. Simões e Arapiraca e apresentou o novo sistema unificado para efetuar compras de equipamentos para os laboratórios. Na ocasião, foi apresentada uma lista de produtos a serem comprados, além da troca de informações entre os presentes, sobre os itens listados.

A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), por meio da Gerência de Patrimônio e Suprimento (GPS) e a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) pela Coordenação de Planejamento, Avaliação e Informação (CPAI). De acordo com Jarman Aderico, da CPAI, o objetivo é reunir as pessoas de forma colaborativa para gerar uma compra coletiva de produtos.

Estamos usando a ferramenta do Google Drive para compartilhar as informações dos produtos a serem comprados. Queremos fazer um trabalho em conjunto e, com as Unidades Acadêmicas que possuem elementos em comum, fica mais fácil de fazer esse trabalho colaborativo por conta do compartilhamento de informações. É uma iniciativa, inclusive, que pode ser feita por diversas Unidades”, disse.

A técnica Ana Paula Santos, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), reforçou a fala de Jarman, ao destacar a importância desse processo para o bloco e para a Universidade. “A importância pra Ufal como um todo foi agilizar o processo de compras de materiais. Tudo o que a gente faz é ver o que pode ser em comum com as demais unidades para ir nas listas. Espero que isso se perpetue”, salientou.