Formação Continuada discute extensão universitária e assistência estudantil
Evento ocorreu na Sala de Conselhos Superiores na tarde da última quinta
- Atualizado em
Emanuele Divino – estudante de Jornalismo
Na tarde desta quinta-feira, 14, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu mais uma etapa da Formação Continuada a Docência do Ensino Superior, realizada na Sala de Conselhos Superiores (Secs), no Campus A.C. Simões, em Maceió. A pauta em questão foi a Extensão Universitária e os compromissos acarretados a ela, sendo estes de Extensão e Formação Acadêmica, Extensão e Construção do Conhecimento e Extensão e transformação Social.
O pró-reitor de extensão, Eduardo Lyra, deu início a conversação, que também contou com a participação do Coordenador dos Programas de Extensão, José Roberto Santos e de Ruth Vasconcelos, coordenadora do programa Ufal em Defesa da Vida. Na ocasião, estavam também presentes à mesa professores e coordenadores dos respectivos cursos da Universidade.
Ruth Vasconcelos evidenciou que os projetos de extensão são destinados aos alunos, em meio que um grande número deles desistem ou trancam a matrícula alegando não ter condições básicas para vir à Universidade ou custear seus respectivos cursos ao longo do tempo de duração do mesmo. Daí a importância para se manter os projetos de extensão não só para fins acadêmicos, mas de também ajudar o aluno no seu âmbito social.
A professora também mencionou a importância do Ufal em Defesa da Vida para toda a sociedade alagoana, não sendo apenas destinado à Universidade o memorial construído aqui, mas também como forma de trazer aos familiares um pouco de paz e justiça que tantos buscam no aguardo pela resolução por parte da justiça. O encontro também discutiu a assistência estudantil, responsabilidade da Pró-reitoria Estudantil (Proest).
A Formação em Gestão Universitária para Diretores de Unidades é uma atividade que faz parte do Programa de Formação Continuada em Docência (Proford), uma iniciativa das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e vem ocorrendo desde o mês de março na Ufal.