Gentileza marca comemorações no Dia do Servidor
Palavra foi mote da palestra realizada para técnicos e docentes dos campi Arapiraca e do Sertão
- Atualizado em
Simoneide Araújo – jornalista
Gentileza gera gentileza. Essas palavras deram o tom na festa em homenagem aos servidores da Universidade Federal de Alagoas dos campi Arapiraca e do Sertão e respectivas unidades de ensino (Penedo, Palmeira dos Índios, Viçosa e Santana do Ipanema). O evento, realizado na quarta-feira (29), no Planetário da cidade, às margens do Lago da Perucaba, em Arapiraca, teve como convidado o carioca Luiz Gabriel Tiago, conhecido como “Sr. Gentileza” e especialista nesse tema voltado ao ambiente corporativo.
Luiz Gabriel chama atenção da plateia ao falar sobre gentileza no trabalho. Ele conta um pouco de sua história de vida e por que se especializou nessa área. As ações são baseadas na “Gentileza Datriniana”, uma referência aos ensinamentos deixados pelo falecido José Datrino, que ficou conhecido como Profeta Gentileza, no Rio de Janeiro.
A festa também marca a volta da gestão superior a Arapiraca, desta vez, para celebrar a data alusiva ao Dia do Servidor Público. Para o reitor Eurico Lôbo, essa ação realizada no interior é necessária para valorizar técnicos e docentes e anuncia que momentos similares também vão acontecer no Sertão. “Já conversei com a direção do Campus do Sertão e me comprometi que vamos estar mais juntos na sede, em Delmiro Gouveia, celebrando esta e outras datas”, completou.
Eurico Lôbo agradece o empenho de todos que colaboraram com a organização da festa, em especial, a gerente de capacitação e coordenadora do evento, Melissa Rossana Meneses, e a coordenadora de Recursos Humanos do Campus Arapiraca, Ângela Aquino. Ele também cumprimenta os demais membros que fizeram parte da mesa de abertura, a servidora do Campus do Sertão, Sueli Lourenço, os pró-reitores de Extensão, Eduardo Lyra, e de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Sílvia Cardeal, e a diretora-geral do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcante.
O reitor reitera a alegria de estar junto com a comunidade acadêmica do interior para celebrar o Dia do Servidor. “Estamos vivendo um momento histórico no processo de interiorização da nossa instituição, por isso, vamos buscar a renovação do compromisso junto ao governo federal para que a interiorização continue de forma efetiva, como todos nós pensamos e trabalhamos, de tal forma que essa expansão seja não só quantitativa, mas revertida em ações qualitativas”, completou.
A necessidade de avanços na infraestrutura física e de pessoal também foi lembrada pelo gestor. “Nesse quesito, em particular, destaco os compromisso que temos assumido. Ainda segunda-feira (27), estávamos fechando o processo licitatório da estrutura física do curso de medicina em Arapiraca. O processo foi finalizado e ainda este ano faremos o emprenho para darmos início às obras”.
Eurico Lôbo também anuncia o processo de finalização para construção de mais oito laboratórios também em Arapiraca. Segundo ele, são ações empreendidas visando ao fortalecimento das unidades do interior. “Recebemos a doação de um terreno para implantação do Campus de Penedo. O mesmo aconteceu em relação ao campus no litoral norte. Já temos a doação do terreno em Porto Calvo e já está acordado pelo MEC (Ministério da Educação). Serão cinco cursos novos – duas licenciaturas em Física e Matemática e as engenharias civil, elétrica e mecânica”, reforçou.
Ele explica que a escolha de ir para o litoral norte deve-se ao fato de que naquela região estão registrados os piores índices sociais. “O pior IDH (índice de Desenvolvimento Humano) está no norte do Estado. Por tanto, cabe a nós, que detemos o conhecimento, interferir de forma propositiva nesses locais”.
Investimentos nos servidores
Sobre os investimentos diretos com os servidores, o reitor destaca a criação do processo de qualificação para técnicos e docentes. “A gestão está investindo com aporte financeiro para qualificar nossos servidores. Somos a única instituição federal, que tenho referência no País, que criou um programa específico de bolsas para docentes e técnicos. Hoje, temos cerca de sessenta servidores com bolsas financiadas pela nossa Universidade, o que representa cerca de um milhão e meio de reais ao ano. É um esforço institucional que vem sendo empreendido, coordenado pela Progep e Propep (Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação)”, anunciou.
Eurico Lôbo informa que já encaminhou para o Conselho Universitário (Consuni) a proposição de inclusão e assento, com direito a voz e voto, dos diretores dos campi do interior. “Essa participação é fundamental e vai qualificar o debate sobre o futuro da nossa Universidade”, declarou.
Evolução e conquistas
Silvia Cardeal destaca o significado do evento, considerando a conjuntura que a Ufal se colocou ao longo de quase dez anos. “É muito rico a gente poder vivenciar a evolução da Universidade; evolução que trouxe e continua trazendo o desafio das conquistas materiais, da composição dos quadros de profissionais, seja técnico ou docente”, defendeu.
E completa: “Somos todos servidores públicos, agentes da ação do Estado para a construção dessa sociedade, dessa Nação. Hoje é dia de comemorar as coisas boas, as nossas conquistas. É importante termos esses espaços de confraternização e é um prazer receber todos os servidores nesse momento de festa, de comemoração e de agradecer os nossos espaços e de refletir sobre o nosso papel enquanto instituição pública. Temos papeis significativos e o papel do servidor público é de uma extensão enorme. Somos a execução das metas, das intenções e dos sonhos de uma sociedade”.
Integração
Em sua fala, Eduardo Lyra, faz uma saudação a todos os servidores da Ufal e ressalta o trabalho realizado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho. “Estamos num momento muito importante de muita reflexão e análise do nosso papel e do nosso compromisso institucional e como cidadãos, de transformação da nossa sociedade e, acima de tudo, da educação no nosso Estado”, assegurou.
Ele reforça que a Universidade, hoje, está instituída em Alagoas por meio dos três campi e vislumbrando o terceiro no litoral norte, em Porto Calvo. “Com isso, ela reafirma a sua missão e papel institucional de transformação da realidade onde a Ufal está instalada em todo o Estado”, destacou.
A diretora-geral do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcante, agradeceu a presença de todos, em especial, o professor Eurico Lôbo, por fazer parte desse momento com os servidores do interior. “Essa integração entre os campi já se fazia necessária há muito tempo. Temos de enxergar a Universidade como um todo e não fragmentada, por tanto, a Ufal somos todos nós da capital e do interior e ainda ressalto o orgulho de fazer parte dessa instituição e, acima de tudo, ser uma servidora pública”, declarou.
Eliane também fala do desafio de realizar o encontro do servidor em Arapiraca. “Estamos aqui para celebrarmos o dia do servidor, firmes e fortes. Somos uma Universidade interiorizada e estamos aqui para fazer a diferença num Estado onde ainda há muita precariedade”, finalizou.
A festa para os servidores foi resultado da parceria da gestão com a direção dos campi Arapiraca e do Sertão, com o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e da Associação dos Trabalhadores (Atufal). Além de muita animação e descontração, teve sorteios de vários brindes, doados por comerciantes da cidade.