Pesquisadores discutem Tecnologias Digitais na Educação em Lisboa
Eles participaram do 3º Congresso TICEDUCA, realizado na cidade de Lisboa entre os dias 14 a 16 de novembro
- Atualizado em
Cátia Pimentel – especial para Cied
Consolidando-se como espaço de reflexão e partilha de pesquisas na área das Tecnologias Digitais na Educação, o 3º Congresso TICEDUCA, realizado em Lisboa-Portugal, entre os dias 14 a 16 de novembro, congregou pesquisadores, educadores e estudantes que atuam nas áreas da educação e formação de professores.
Tendo como tema principal a Aprendizagem Online e apresentando os subtemas (a) Ambientes de Aprendizagem Formais e Informais e Tecnologias; (b) Comunicação Mediada por Computador, Relações e Expressão das Emoções Online; (c) Tecnologias Digitais e Desenvolvimento Profissional; (d) eLearning no Ensino Superior e na Formação Profissional e (e) Tecnologias e Necessidades (Educativas) Especiais, o ticEDUCA 2014 contou com a presença de palestrantes dos EUA, Espanha, Reino Unido e Portugal.
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também esteve presente por meio dos professores Cleriston Izidro dos Anjos e Fernando Silvio Pimentel, que apresentaram artigos científicos de pesquisas concluídas e em andamento. O professor Cleriston Izidro, do Centro de Educação (Cedu) apresentou o artigo Tablets e crianças pequenas: primeiras aproximações, em co-autoria com Luciana Gomes Silva e Sirlene Zago da Silva; e o artigo Concepções de crianças de Educação Infantil sobre o tablet, em co-autoria com Petterson William de Sousa e o professor Luis Paulo Leopoldo Mercado, coordenador-geral da Cied.
Segundo CIeriston Izidro, o evento possibilitou a reunião de uma série de temáticas sobre os desafios a serem enfrentados para repensar a escola do século XXI, como o uso das TDIC nas diversas etapas e modalidades educacionais, como na formação de professores, expressão das emoções no universo online, contribuições e desafios das tecnologias para os processos de aprendizagem de pessoas com necessidades educativas especiais.
"No caso dos trabalhos por mim apresentados, estes se tratam de produções que, a partir do tema da minha tese de doutorado (em andamento), reúnem pesquisadores da Cied, do setor de Educação Infantil da Ufal, grupos de pesquisa e estudantes de graduação e pós, interessados em Educação Infantil e TIC. O caráter frutífero dos trabalhos está no fato de que estes estudos têm possibilitado a integração entre o conhecimento produzido no campo das TIC com o conhecimento no campo da Educação Infantil”, afirmou o professor.
Um Computador por Aluno
Já o professor Fernando Pimentel, vice-coordenador da Cied e também professor do Cedu, apresentou os resultados de uma experiência de implantação e uso dos laptops educativos do Projeto Um Computar por Aluno (UCA). O artigo Conhecendo a história e a cultura do município de Traipu com a utilização do Laptop Educacional do Projeto UCA, em co-autoria com Genivaldo Júnior Damasceno, Luis Paulo Mercado, Carmem Lúcia Oliveira e Maria Isabel Melo, apresentou os resultados do projeto desenvolvido entre os anos de 2011 e 2012 numa escola em Traipu, com a utilização destes laptops e discutindo o interesse pelo uso dos equipamentos na comunidade escolar a partir das atividades desenvolvidas no projeto.
Para Pimentel, o evento se tornou um espaço de diálogo entre pesquisadores das diversas áreas, buscando caminhos para ampliar o universo de aprendizagens com o uso das TIC. “Destaco também a presença da Ufal em eventos científicos internacionais, o que denota seu investimento na integração entre ensino, pesquisa e extensão, ampliando-se para a sua internacionalização. E a Cied também acompanha esta presença da Ufal em eventos internacionais, por meio de seus professores-pesquisadores, discutindo os desafios e avanços na área”.
A divulgação em eventos internacionais dos resultados das pesquisas desenvolvidas na Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Educação e das ações da Cied, segundo Luis Paulo Mercado, mostra a qualidade desta produção e permite interlocuções e intercâmbios com pesquisadores de diferentes instituições. "Outro ponto de destaque foi mostrar a realidade alagoano ao mundo, como as pesquisas apresentadas representando a Ufal e destacando olhares sobre o uso de tabletes por crianças no contexto da educação digital e ações concretas do Programa UCA em Traipu”.
Os artigos aprovados e apresentados pelos autores em sessões plenárias foram discutidos entre pares e publicados nas atas do Congresso.