Ufal realiza ação para o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Iniciativa é uma parceria da Progep e dos cursos de Medicina, Nutrição e Educação Física


- Atualizado em

Janaina Alves - relações públicas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), uma ação de promoção à saúde em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A atividade será nesta quinta-feira, 30, a partir das 8h, no pátio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

O evento busca levar informação a servidores e discentes da Ufal e pessoas das comunidades circunvizinhas sobre os riscos da hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta. Alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição darão orientações sobre hábitos saudáveis que devem ser cultivados por quem deseja evitar a doença e por aqueles que já foram diagnosticados. 

Os números da Hipertensão no Brasil

Dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) revelam um aumento no número de pessoas acima do peso no Brasil. A obesidade é considerada um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, entre elas a Hipertensão Arterial. 

Além disso, pesquisas mostram que o consumo médio de sal no Brasil é duas vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o Ministério da Saúde, a meta é reduzir para 5g/dia de sódio até 2022.