Professor da Unidade de Viçosa será homenageado pelo Conselho de Medicina Veterinária
José Wilson Porto é engenheiro Agrônomo e vai receber o prêmio pela contribuição ao ensino da Veterinária em Alagoas
- Atualizado em
Manuella Soares - jornalista
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas vai homenagear um docente da Ufal neste mês de setembro. O professor José Wilson Porto, do curso de Medicina Veterinária da Unidade de Viçosa, é engenheiro agrônomo e vai receber o prêmio Abelardo Teixeira, no próximo dia 9, na sede do Conselho, em Maceió.
De acordo com o professor, a homenagem é muito importante por ele não ter formação em veterinária e receber um prêmio pela contribuição no ensino nessa área, em Alagoas. “É a valorização e o reconhecimento do meu trabalho. O coroamento disso tudo é você ser reconhecido por uma classe que não é oficialmente a sua”, comentou Porto.
Formado há 30 anos em Agrônoma pela Ufal, José Wilson Porto tem 15 anos de docência em Medicina Veterinária, entre uma universidade particular e a federal de Alagoas, onde está há cerca de 7 anos. A dedicação na área sempre foi voltada para a extensão rural na parte de produção animal e vegetal, sendo referência no ensino para muitos alunos que puderam acompanhar o trabalho em sala de aula e no campo, com atividades práticas dos grupos de pesquisa.
“Sempre é possível fazer bem quando o trabalho é feito com amor, quando você sabe que está contribuindo com a natureza. Eu sempre pautei minha vida profissional em uma agricultura sustentável”, destacou o professor que se diz honrado pela indicação do prêmio, por unanimidade.
O prêmio Abelardo Teixeira foi criado em 2009 pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e é entregue anualmente à profissionais ou entidades que contribuíram de alguma forma para a área no Estado de Alagoas. O escolhido da 7ª edição, professor José Wilson Porto, ressalta a importância de unir os conhecimentos de várias áreas para um trabalho melhor. “Eu sempre digo que apesar de não ser veterinário, acredito que os profissionais das agrárias não deveriam competir e, sim, somar, porque isso só promove a agropecuária”, enfatizou.
A solenidade de entrega do prêmio está marcada para o dia 9 de setembro, Dia do Médico Veterinário, às 20h, na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas, no bairro do Poço, na capital.