Servidores participam da primeira aula do curso de Docência Universitária

Curso apresenta proposta inovadora para várias dimensões do processo de ensino-aprendizagem


- Atualizado em
Aparecida Viana ministra primeira aula do curso de Docência Universitária: do Planejamento à Avaliação
Aparecida Viana ministra primeira aula do curso de Docência Universitária: do Planejamento à Avaliação

David Cardoso - estudante de Jornalismo

A primeira aula do curso de Docência Universitária: Do Planejamento à Avaliação (Dupa), oferecido pelo Programa de Formação Continuada em Docência de Ensino Superior (Proford) aconteceu na tarde da última segunda-feira (9) no Centro de Interesse Comunitário (CIC) e também na faixa noturna no Centro de Educação (Cedu). O curso apresenta uma proposta inovadora que trabalha várias dimensões do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior e contribui para o desenvolvimento do professor em sala de aula.

Com atividades práticas nos encontros presenciais, os alunos poderão assumir o papel de professor em exercício, aplicando sua aprendizagem, tanto no ambiente presencial como online. A primeira aula, de tema Cibercultura e Educação, teve o intuito de apresentar o conceito da Cibercultura por meio de ferramentas como a utilização de mapas conceituais, webcast, portfólios, entre outros. "Os alunos estão cada vez mais imersos na Cibercultura, integram o que chamamos de geração digital. É de grande importância a utilização dessas ferramentas e surgem como inovadoras no sistema de ensino", ressaltou a tutora Vera Pontes. 

A professora Débora Cavalcante, também participante do primeiro módulo, falou sobre suas expectativas em relação ao novo modelo. "Eu não conhecia nada sobre isso, mas a partir do curso tive contato com várias metodologias. Espero conseguir aprofundar ainda mais os conhecimentos adquiridos no módulo 1 e trabalhar outros aspectos que não foram possíveis no primeiro momento", disse.  

Diante do sucesso do módulo básico, novos participantes se juntaram aos professores e marcaram presença no primeiro dia de atividades, demonstrando o interesse em conhecer as inovações no processo de ensino-aprendizagem. "Fiquei satisfeita com a quantidade de professores presentes. Como são duas turmas, tarde e noite, creio que o número será ainda maior. Nessa primeira aula estamos retomando os principais conceitos que foram apresentados anteriormente e o papel social da universidade, para que os novatos também consigam fixá-los", destacou a monitora Aparecida Viana.