Edital da Fapeal beneficia pesquisadores da Ufal nos três campi

Recursos atendem professores que ainda não têm vínculo com programas de pós-graduação


- Atualizado em

Naísia Xavier – Ascom Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou o resultado de dois editais, que disponibilizaram recursos estaduais para atender necessidades específicas da comunidade acadêmica local.

O edital de Auxílio à Pesquisa Universal (Nº4/2016) destinou R$800 mil para auxiliar uma quantidade significativa de doutores que, apesar de estarem vinculados a instituições de ensino superior do estado de Alagoas, ainda não fazem parte de algum programa de pós-graduação stricto sensu (ou seja, mestrado e doutorado). Nesta situação, torna-se tecnicamente inviável para eles o acesso a recursos para pesquisas de agências federais.

Formatando o edital, a Fapeal também considerou que parcela considerável desses pesquisadores está desempenhando suas funções em instituições no interior do Estado; o resultado desejado é a fixação destes profissionais altamente qualificados em Alagoas, além de estimular a formação de novos grupos de pesquisas, que são a semente necessária à criação de novos cursos de pós-graduação.

O edital 4 aprovou 63 projetos de sete instituições, incluindo a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nas sedes dos três campi, em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia; além das unidades educacionais de Penedo, Rio Largo e Viçosa.