Ufal implanta uso de memorando eletrônico para comunicação interna

Novo procedimento busca garantir rapidez e simplicidade na tramitação, além de gerar economia de recursos


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Ascom Ufal

A partir de 1º de fevereiro de 2017, as unidades administrativas e acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) utilizarão o Memorando Eletrônico (ME) como meio oficial de comunicação interna. Os memorandos convencionais, circulares, convites e outros documentos impressos para tramitação exclusiva entre setores e departamentos da instituição serão substituídos.

Com a implantação, os servidores devem elaborar os documentos através do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), no módulo Protocolo, e enviá-los eletronicamente sem necessidade de impressão. As comunicações internas que não forem encaminhadas por meio do Sipac serão desconsideradas.

Em circular emitida pelo Gabinete da Reitoria, o vice-reitor José Vieira explica que o novo procedimento busca aperfeiçoar a comunicação interna institucional, garantir a rapidez e a simplicidade na tramitação dos processos administrativos, além de gerar economia de recursos financeiros, materiais e humanos. Ainda conforme o documento, “a medida adotada obedece aos princípios da administração pública de economicidade, eficiência e demonstra o respeito da instituição à causa da responsabilidade socioambiental”. 

Confira na íntegra o Memorando Circular nº 57/2016/GR.