Guia do servidor é distribuído para novos funcionários nos três campi da Ufal

Manual foi elaborado para fornecer informações sobre a estrutura e funcionamento da Universidade

A pró-reitora Carolina Abreu (de marrom) com a equipe da Progep | nothing
A pró-reitora Carolina Abreu (de marrom) com a equipe da Progep

Lenilda Luna - jornalista

Basta conferir as notícias no Portal do Servidor para perceber o quanto a Universidade cresceu em quantidade de servidores nos últimos anos. Foram vários concursos públicos para docentes e técnicos. Para recebê-los, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) realiza o Programa de Inserção de Novos Servidores (Pins). Nesta última edição, em Maceió, realizada no início de março, os servidores receberam mais um material de apoio para conhecer a estrutura e funcionamento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Trata-se do Guia do Servidor. "Esse material começou a ser elaborado no final da gestão passada e foi concluído recentemente com a equipe da atual gestão. Nos baseamos no Guia do Estudante, que foi elaborado em 2005. A Universidade cresceu, então os novos servidores e, até os antigos, não conhecem todos os setores e a função de cada um. Então quisemos disponibilizar esse guia para que todos pudessem conhecer melhor a universidade onde trabalham", explica Faustino Francisco dos Santos Júnior, coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos.

Segundo Faustino, os servidores que estão participando do Pins esse ano, que está sendo descentralizado, nos três campi, já estão recebendo um exemplar impresso do Guia. Mas, o material já está disponibilizado na página da Ufal para que todos possam acessá-lo. "Além da estrutura e da apresentação da Universidade, temos orientações sobre estágio probatório, avaliação de desempenho, código de ética, direitos e deveres, entre outros aspectos", informa o coordenador.

Os profissionais que participaram da elaboração do Guia do Servidor foram: a ex-pró-reitoria de Gestão de Pessoas, Silvia Cardeal, e as técnicas Cleide Ferreira Pinto e Melissa Rossana de Oliveira Menezes; da atual gestão, a pró-reitora Carolina Gonçalves de Abreu e os técnicos Carlos Eugênio Silva da Costa, Mirian Tenório e o coordenador Faustino Francisco dos Santos Júnior.

Clique aqui para ter acesso ao Guia.