Ufal é destaque em evento internacional com Proford

Servidores compartilharam experiências durante Congresso Iberoamericano de Docência Universitária realizado na Espanha


- Atualizado em
Vera Pontes, servidora da Prograd
Vera Pontes, servidora da Prograd

Redação Ascom

O Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) da Universidade Federal de Alagoas foi destaque no Congresso Iberoamericano de Docência Universitária y de Nível Superior (Cidu), realizado entre os dias 30 de março e 2 de abril. Experiências do Programa foram destaques no evento, a exemplo dos cursos Sala de aula: espaço de mediação pedagógica e de abordagem hipertextual e Docência universitária: do planejamento à avaliação, direcionados aos professores recém-ingressos na instituição.

Servidores da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e do Centro de Educação (Cedu) representaram a Ufal no evento com a apresentação de dois artigos: A sala de aula online como espaço de formação continuada de professores da Ufal e O olhar da tutoria em processos de formação de docentes universitários, ambos apresentados pela pedagoga da Prograd, Vera Pontes e que tiveram como foco a utilização de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem na formação continuada de professores da Ufal.

O primeiro artigo foi escrito em coautoria com Maria Aparecida Viana e Maria Auxiliadora Freitas, professoras do Cedu. Já o segundo, foi feito em coautoria com Clarissa Bernardes, técnica em assuntos educacionais da Prograd e Fernando Pimentel, também docente do Cedu”, complementa Vera. Os autores destacam, ainda, a importância da divulgação do Proford num evento internacional. “Essa participação dará maior visibilidade ao programa e à Ufal. A interação no evento, entre instituições de outros países iberoamericanos, permitirá troca de experiências e melhoria nas ações do programa”, reforçam.

O Proford

Segundo a Resolução nº. 07 de 17 de março de 2014, uma das linhas do Proford é a formação em docência do ensino superior dirigida aos docentes da própria instituição e, nesse sentido, um dos fatores que justifica a flexibilização da formação docente em aulas online é a previsão de utilização de 20% da carga horária da graduação em atividades nessa modalidade expressa na portaria do Ministério da Educação nº. 4059/2004.

O Proford trabalha com a possibilidade da oferta de cursos híbridos no intuito de preparar os docentes para utilizar a plataforma Moodle, ao mesmo tempo que lhes permite a interação com diferentes possibilidades pedagógicas integradas às tecnologias digitais da informação e comunicação, disponíveis no ambiente online”, destacou a pedagoga.

O Congresso

O Congresso Iberoamericano de Docência Universitária y de Nível Superior é um congresso bianual que ocorre de forma alternada na Europa e na América Latina, promovido pela Associação Iberoamericana de Didática Universitária (Aidu), com objetivo de debater, promover a troca de experiências e formular vias de ação acerca dos campos da docência universitária e de nível superior. O congresso engloba simpósios, mesas-redondas, conferências e comunicações de trabalhos científicos.