Professor da Ufal é finalista de concurso da Sociedade Brasileira de Computação
Apenas dois trabalhos da região Nordeste ficaram entre os dez finalistas na categoria Mestrado
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Thâmara Gonzaga - jornalista
O professor da unidade de ensino da Ufal em Penedo, Thyago Tenório, é finalista do 29º Concurso de Teses e Dissertações da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), um dos mais importantes eventos da área no país.
Ele participa com a dissertação Um modelo de avaliação por pares gamificado para ambientes educacionais online, defendida no Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI), do Instituto de Computação (IC), sob orientação do professor Ig Ibert Bittencourt.
“O programa tem apenas quatro anos e ter um ex-aluno finalista desse prêmio é uma grande conquista”, comemora o orientador. E essa participação no concurso é realmente significativa. Na categoria Mestrado, da região Nordeste, apenas o trabalho da Ufal e outro da federal de Pernambuco (UFPE) ficaram entre os dez finalistas, concorrendo com estudos de instituições cujos programas de pós já possuem um consolidado reconhecimento na área, como a federal de Minas Gerais (UFMG), USP, Unicamp e PUC-Rio.
“Estou muito entusiasmado, com uma expectativa boa. O trabalho foi bem feito e estou me preparando para apresentá-lo”, diz o autor da dissertação finalista que é pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) do IC e atua nas áreas de engenharia de software, web semântica, inteligência artificial aplicado a ambientes educacionais e robótica introdutória.
Na primeira semana de julho, em Porto Alegre, ele irá apresentar o estudo para uma banca de examinadores durante o congresso da SBC. Serão 20 minutos para exposição e mais dez para perguntas. Ao final, serão premiados três trabalhos.
Estímulo à cooperação entre os estudantes
O trabalho do docente Thyago Tenório defende a cooperação entre os alunos como forma de estimular a aprendizagem. “A proposta é colocá-los para corrigir a redação uns dos outros, em um ambiente online, usando elementos de jogos, como pontuação e troféus, para motivá-los a participar”, explica o pesquisador. A metodologia já foi utilizada por estudantes da Ufal e de escolas particulares.
Além de conquistar uma das vagas na etapa final do Concurso de Teses e Dissertações da SBC, o professor da unidade de Penedo vai ter a sua dissertação publicada em formato de artigo na revista Computers in Human Behavior, publicação com conceito Qualis A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
“Essa pesquisa vem para diminuir a sobrecarga do professor em sala de aula. Em vez de corrigir centenas de redações, o profissional pode se dedicar a preparar uma aula melhor, estudar mais. A tecnologia vem para apoiar e não para substituir”, defende o orientador. “Não é um trabalho de prateleira e já houve transferência de tecnologia”, acrescenta.
Em breve, o sistema desenvolvido por Thyago Tenório estará disponível na Plataforma Meu Tutor (http://meututor.com.br/), empresa criada na Ufal, da qual ele é cofundador e sócio, e que desenvolve materiais para melhorar a qualidade da aprendizagem, disseminar o uso de ferramentas inteligentes, além de aumentar o número de estudantes com acesso à educação e ao conhecimento.