Docentes devem utilizar requerimento específico para processos de promoção e progressão

Novo procedimento busca tornar mais célere o trâmite das solicitações


- Atualizado em
Coordenador da Ccaf, Stephano Tiengo
Coordenador da Ccaf, Stephano Tiengo

Thâmara Gonzaga - jornalista

Para agilizar o fluxo de tramitação dos processos de progressão e promoção dos docentes, a Coordenadoria de Cargos, Carreiras e Funções (Ccaf), vinculada ao Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Ufal, elaborou um formulário específico que deve ser preenchido pelos professores na ocasião de requerer a avaliação para desenvolvimento na carreira do magistério superior.

Para iniciar o processo, os professores devem preencher o requerimento, disponível neste link, anexar a documentação exigida, de acordo com a ordem informada no formulário, e dar entrada na unidade acadêmica na qual é lotado. Outro modo de acesso ao documento é por meio do site da Ufal, na página do Servidor pelo caminho Documentos – Formulários - Requerimento de Progressão/Promoção Docente.

O coordenador da Ccaf, Stephano Tiengo, explicou que, além da novidade no uso do requerimento, houve mudanças na tramitação com o objetivo de agilizar a implantação das progressões e promoções. “Antes, o processo tramitava duas vezes na Coordenadoria para o preenchimento de informações triviais que poderiam ser fornecidas pelo próprio servidor e, por consequência, também passava duas vezes na Comissão Permanente de Pessoal Docente [CPPD]. Desde a abertura até a conclusão, a duração era de dois a cinco meses. Isso foi modificado e o processo tramita apenas uma vez em cada coordenadoria”, afirmou. No próprio formulário, segundo Tiengo, os docentes preencherão as informações necessárias para o trabalho de avaliação da CPPD.

“O requerimento traz todas as explicações, bem como o endereço onde o servidor pode pesquisar a portaria de sua última progressão. No caso de relatório de afastamentos, a solicitação e o atendimento serão feitos pelo e-mail informado no formulário”, acrescentou.