Campi A. C. Simões e Arapiraca recebem novos professores

Sete docentes chegam para reforçar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade


- Atualizado em
Novos servidores durante juramento
Novos servidores durante juramento

Ascom Ufal

Anos de estudo, alguns nãos recebidos, convivência com família e amigos deixada um pouco de lado. Momentos difíceis, mas que foram recompensados, na tarde da última segunda-feira (23), na vida dos novos servidores da Universidade Federal de Alagoas ao tomarem posse no cargo de docente do magistério superior.

Os familiares, testemunhas de todas essas situações, compareceram para partilhar o momento e, diante dos relatos das horas de dedicação e esforço para alcançar o objetivo, foi impossível conter o choro. “Fui aluno da Ufal e toda minha trajetória de estudo foi na escola pública. Estar aqui representa a batalha de uma vida inteira. Na Universidade, encontrei uma segunda família e uma professora que enxergou o potencial em mim para ser docente quando eu nem imaginava”, contou o arapiraquense e agora professor do Campus Arapiraca, Edler Oliveira Santos. “Abracemos a profissão. Toda pessoa tem uma história e, ao entrarmos em sala de aula, busquemos também inspirar nossos alunos”, completou o docente após receber o termo de posse ao lado dos pais.

A recém-empossada como professora da Faculdade de Medicina (Famed) do Campus A. C. Simões, Letícia Januzi de Almeida Rocha, também é ex-aluna da Ufal e dividiu o momento especial com os familiares. “Sou de uma família de professores e esse momento significa muito para nós. Fico muito feliz em voltar à Universidade. Sinto-me bem recebida”, afirmou.

Outro ex-aluno da Instituição é o professor José Pereira Leão Neto, que vai lecionar na Unidade de Ensino (UE) de Penedo. “Minha formação acadêmica completa foi na Ufal. Meus pais saíram do interior em busca de uma educação superior de qualidade e, agora, poder voltar e contribuir para que jovens, sem recursos para estudar em Maceió, possam ter acesso ao ensino superior é muito gratificante”, afirmou o docente.

Na ocasião, também foram empossados os professores Danilo de Souza Pimentel (UE de Viçosa), Eliane Vitorino de Moura Oliveira (Campus Arapiraca), Osvaldo Anibal Rosso (Instituto de Física) e Samuel Teixeira de Souza (Instituto de Física).

Ao receber os novos servidores da Universidade, a reitora Valéria Correia lembrou do aniversário da Ufal, no dia 25. “É com alegria que acolhemos vocês na semana em que se comemora os 56 anos da maior instituição pública e que oferta a melhor educação superior de Alagoas”, disse.

Durante a cerimônia, a reitora fez “o convite para que os novos professores abraçassem a Universidade”. “Peço que vocês também façam o juramento de abraçar a Ufal, de defender a universidade pública e gratuita. Há uma campanha depreciativa em torno dos serviços públicos e seus servidores, colocando neles a culpa da crise. Isso não é correto. As universidades têm o melhor quadro de pesquisadores para enfrentar os desafios da humanidade”, destacou. Ela ainda ressaltou que, “no país como nosso, onde as desigualdades sociais ainda são imensas, as universidades são patrimônio do povo”.

A solenidade de posse foi coordenada pelo diretor do Departamento de Pessoal (DAP) da Ufal, Frederich Ebrahim. Também prestigiaram a cerimônia os docentes Eliana Almeida e André Lage, ambos representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).