Procuradoria realiza coleta de dados para construção do Censo 2016 da Ufal
Setores estão recebendo solicitação para envio de informações à PEI
- Atualizado em
Redação Ascom
A Procuradoria Educacional Institucional realiza, até 1º de abril a coleta e registro de dados do Censo da Educação Superior 2016 (Censup).O Censo reúne os dados cadastrais da Universidade e dos cursos de graduação captados diretamente do Cadastro do Sistema e-MEC; e os dados sobre servidores, alunos, espaço físico, vagas, financeiro, acessibilidade, acervo e outros, obtidos das pró-reitorias, assessorias, órgãos administrativos e acadêmicos, campi, diretores das unidades e coordenações de cursos.
Para agilizar o processo de coleta de dados, a Procuradoria está enviando memorandos circulares com as especificações e critérios dos dados a serem informados, conforme determina o Inep. Os responsáveis pelos setores terão o prazo estipulado na circular para enviar os dados solicitados. Dependendo de cada setor, a data final de entrega das informações à PEI será de 20 de fevereiro à 7 de março.
A ideia é que os dados do Censup possam subsidiar a formulação e implementação de políticas educacionais e o conhecimento do perfil do ensino superior no país. Para a Ufal, estes dados são utilizados na Avaliação de Curso de Graduação feita pelo MEC, para o Enade, para a definição do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Curso (ICG). As informações também têm impacto sobre a Matriz de Alocação de Recursos Orçamentários (OCC) feita pelo cálculo do indicador aluno equivalente.
Confira mais informações sobre o Censo 2015.