Colegiado de Jornalismo realiza visita à obra do novo prédio de Comunicação
Visita fez parte da programação da semana de planejamento acadêmico realizada pelos docentes do curso
- Atualizado em
Jessyka Faustino - estudante de Jornalismo
Os professores do colegiado do curso de Jornalismo realizaram, na última quinta-feira (6), uma visita à obra do novo prédio de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas. Durante a visita, os professores puderam entender como seria a divisão de salas e do espaço e ver como está o andamento da obra.
O prédio, que fica na segunda transversal do Campus A.C Simões, é uma demanda antiga da comunidade acadêmica, que agora está em processo de transição para se tornar dois cursos distintos: Jornalismo e Relações Públicas e, segundo o professor Érico Abreu, que compõe a comissão responsável por acompanhar o andamento da obra, já teve a sua entrega adiada duas vezes. "Depois do último adiamento, a construtora pediu mais seis meses então a gente espera que, se houver condições para mobiliar o bloco, já começarmos as atividades aqui no próximo período", relatou.
Para a coordenação, a entrega do novo bloco desafogaria demandas principalmente estruturais e os espaços surgidos podem ser usados para a implementação de novos projetos para o curso. "Nós vamos ter pelo menos mais seis salas de aula e dois laboratórios e isso já nos dá uma condição nova. Ao desocupar o prédio antigo também abriríamos novos espaços para aulas e para outros laboratórios", explicou o professor Carlos Gusmão, vice coordenador do curso de Jornalismo.
A reunião de planejamento é a primeira do curso de Jornalismo, segundo Magnólia Santos, professora do curso, que explica que a melhoria na estrutura do curso ajuda também no desenvolvimento intelectual de toda a comunidade acadêmica. "O prédio antigo vai ficar, mas o COS cresceu, são mais de 600 alunos, nós temos agora dois cursos e quase que a totalidade dos nossos professores são doutores, mas para gente trabalhar precisamos de um lugar, de uma estrutura. Teremos aqui um lugar para grupos de pesquisas, um auditório que hoje não temos, uma adequação do espaço a nossa capacidade de trabalho que está em pleno vapor", comemora. A entrega está prevista para o final deste ano.
Novos projetos
Os professores também comemoram nesse início de período, a aprovação do curso de especialização em Assessoria de Imprensa que aconteceu no último dia 5 de junho, na reunião do Conselho Universitário (Consuni). "Esse novo espaço também representa o espaço onde nós vamos poder pensar a nossa tão sonhada Pós-graduação. Agora vamos iniciar a especialização, mas já almejamos o curso de mestrado. E a chegada do prédio representa a melhoria da estrutura que era uma das coisas que inviabilizava nosso projeto e agora estamos com muita esperança de que em um futuro muito próximo possamos implantar o programa", explica Magnólia.
Outro projeto revelado é o de montar uma rádio dentro do bloco, desde 2015 a Universidade conta com três concessões, mas nenhuma veio para o Campus A.C. Simões, onde estão localizados os cursos de Comunicação. "Temos uma proposta de que uma das concessões de rádio fosse cedida para o nosso curso, funcionando no laboratório de radiojornalismo", conta Carlos Gusmão.