Progep institui programa que estimula participação de servidores em eventos externos

Objetivo é contemplar as diversas categorias existentes no quadro de pessoal da Ufal


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Faustino Júnior, coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Progep
Faustino Júnior, coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Progep

Ascom Ufal

Criado em junho de 2017, o Programa de Formação Continuada de Categorias Profissionais (Procap) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem como objetivo propiciar a participação dos servidores em eventos externos, considerando cargo, formação acadêmica e, em alguns casos, função exercida.

Instituído pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos e de sua Gerência de Capacitação, as ações visam possibilitar o encontro de profissionais da área, promovendo a atualização, a aquisição de conhecimentos e o compartilhamento de alternativas, soluções, informações e tendências, tendo em vista desenvolver as competências requeridas pelo cargo.

Atualmente, quatro editais de capacitação externa, por meio do Procap, estão abertos e recebendo inscrições de servidores. Os eventos são o 22ª Congresso Nacional Brasileiro de Administração (Conad); 27º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD 2017); Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn); e Congresso Internacional de Secretariado (Coins).

A previsão para este ano é da publicação de mais cinco. A proposta é contemplar as diversas categorias de profissionais existentes no quadro de pessoal da Universidade, em seus diversos setores administrativos e acadêmicos, dentre seus campi e pólos, criando e disseminando uma cultura de formação continuada na instituição.

“Em virtude da limitação orçamentária, funcionamento administrativo e acadêmico das unidades, e com vistas à publicidade e isonomia de participação, adotamos o instrumento de edital para selecionar os servidores interessados”, explica o coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Progep, Faustino Júnior. “Serão utilizados critérios objetivos, que permitam a avaliação pela comissão instituída e a escolha dos profissionais que contribuirão com intervenções nos processos de trabalho da Ufal através dos conhecimentos adquiridos”, reforça.

Sobre os critérios para seleção dos participantes, o coordenador aponta que um deles é ter trabalho submetido para apresentação no evento. “Os demais são os que demonstram engajamento e comprometimento com os processos de trabalho, especificamente, servidores que atuam em Grupos de Trabalho, Agentes Sinfra, pregoeiros e aqueles cujo o conteúdo do evento tenha relação direta com o cargo, função ou formação”, enumera.

Faustino Júnior afirma que o objetivo da gestão da Ufal é contemplar todas as categorias, com oportunidades iguais para técnicos e docentes, uma vez que, atendidos os requisitos e o público-alvo do instrumento, é facultada a participação de qualquer interessado. “Em caso de empate, serão aplicados critérios classificatórios que reforçam as boas práticas institucionais, o engajamento e o comprometimento dos servidores”, esclarece.

Independente do número de uma determinada profissão, o coordenador ressalta que há um planejamento para contemplar todas as categorias do quadro da Universidade. “Estamos realizando pesquisas de eventos que interessem aos nossos servidores e possam trazer contribuição de impacto na eficiência nos nossos processos de trabalho e difusão do conhecimento científico”, aponta. “Para as categorias com número elevado, será adotada como ferramenta os editais. Para as categorias em número menor, adotaremos métodos de seleção em conformidade com o Programa de Capacitação”, explica.

Procap como uma das ações para melhoria no atendimento

Para Faustino Júnior, a adoção do Procap trará significativos benefícios para o desenvolvimento do quadro funcional da Ufal e, consequentemente, uma excelência na prestação dos serviços da instituição.

“Os eventos contemplados pelo programa são externos ao ambiente da Universidade, promovidos por instituições públicas e privadas, que ofereçam temáticas que possam agregar conhecimento e valor às nossas categorias profissionais, introduzindo melhorias e dinamizando nossos processos de trabalho”, explica. “Para a seleção desses eventos serão considerados, sempre, a experiência, o notório saber, o reconhecimento dos mesmos junto à sociedade e ao público-alvo daquela categoria”, aponta. Ainda de acordo com o coordenador, os eventos, geralmente, são de cunho nacional e, a depender da disponibilidade orçamentária, pode ser internacional.

Ele reforça que a participação em atividades externas proporcionam uma interação com outros profissionais e instituições, enriquecendo o processo de troca de informações e experiências. “É preciso sair do ambiente habitual, conhecer como são conduzidas as demandas em outros locais, acessar novas soluções, ouvir especialistas renomados e também contribuir, inclusive, com a publicação de artigos e a divulgação das boas práticas adotadas pela nossa instituição, dando a merecida visibilidade à Ufal e também a seus profissionais”, defende.

A gestão atual, reforça o coordenador, tem procurado ampliar o alcance e o número de vagas desses instrumentos, levando em consideração o número de servidores ocupantes do cargo ou categoria, bem como a disponibilidade orçamentária. A intenção é propiciar aos servidores da Ufal amplas oportunidades de acesso à formação continuada.

“Julgamos ser de fundamental importância para o progresso da Universidade que seus profissionais participem das discussões em âmbito nacional e internacional, conhecendo novas tendências na esfera administrativa e acadêmica do mundo moderno”, destaca. “Queremos nos manter alinhados na perspectiva de desenvolvimento institucional, com semelhança às inovações adotadas pelas universidades coirmãs, e na continuidade em ser a maior e melhor instituição de ensino superior do Estado de Alagoas”, reforça.

O modelo de Edital base para o Procap foi aprovado pelo Parecer n.00124/2017/PROC/PFUFAL/PGF/AGU. A cada novo edital, são aplicadas as adaptações necessárias a cada categoria profissional, sem descumprir as orientações do referido Parecer.