Professor da Ufal participa de mesa no Congresso Brasileiro de Educação

Evento foi realizado na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)

Professor Luis Paulo Mercado (à esquerda) durante o evento | nothing
Professor Luis Paulo Mercado (à esquerda) durante o evento

Ascom Ufal

O professor Luis Paulo Leopoldo Mercado, do Centro de Educação da Ufal, participou  6º Congresso Brasileiro de Educação, no dia 28 de julho, na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Ele foi palestrante convidado da mesa-redonda A Ciência, a tecnologia e seus reflexos na educação e na sociedade contemporânea, junto com os pesquisadores Roberto Nardi (Unesp) e Isabel Gomes Rodrigues Martins (UFRJ).

A sexta edição do Congresso Brasileiro de Educação ocorreu na Unesp de Bauru-SP, no período de 26 a 29 de julho e teve como objetivo debater, apresentar e divulgar o conhecimento produzido pelas pesquisas sobre políticas, programas e projetos de formação de professores, tanto na formação inicial, quanto continuada. O público alvo do evento foi formado por professores e estudantes de pós-graduação e graduação, professores da Educação Básica e demais profissionais e pesquisadores na área da educação.

O professor Luis Paulo Mercado falou sobre as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação na pesquisa acadêmica, enfocando o acesso e utilização de fontes webgráficas de qualidade no cenário das fake news e das mensagens divulgadas nas redes sociais acadêmicas que podem induzir ao erro. Ele também abordou o tema Integridade da pesquisa no contexto digital, enfatizando a necessidade de processos formativos junto aos programas de pós-graduação e as próprias instituições de ensino superior no sentido de coibir as práticas que ferem a integridade nas pesquisas e na divulgação científica.

Você pode conferir a apresentação da palestra no anexo.