Ufal participa de workshop sobre formas associativas na pós-graduação

Modalidades de programas foram discutidas por meio da Capes e do Foprop

Por João Paulo Rocha - estagiário de relações públicas
- Atualizado em
O pró-reitor Alejandro Frery participou do enecontro do Inpa
O pró-reitor Alejandro Frery participou do enecontro do Inpa

Ocorreu no último 20 de novembro, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), o Workshop sobre formas associativas de Programas de Pós-graduação. A Universidade Federal de Alagoas de Alagoas (Ufal) foi representada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alejandro Cesar Frery. 

O evento, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop), tinha como objetivo principal discutir a associação entre instituições de ensino superior para redução de assimetrias na pós-graduação através de diferentes formas de instrumentos: Associação, Rede, Minter/Dinter, Turma Fora de Sede. 

Alejandro ressalta que no encontro também foi possível dialogar diretamente com a Capes. “A promoção destes encontros é muito importante, principalmente no cenário difícil que estamos passando, pois somos estimulados a juntar esforços com outras instituições para que possamos construir novos programas de pós-graduação, e no nosso cenário regional há interesses manifestados de associação à Ufal”, declarou o pró-reitor. 

Na ocasião, também foram apresentadas experiências associativas de sucesso, discutidas características de associações no âmbito dos diferentes Colégios e Grandes Áreas de Avaliação, e debatidos os fundamentos, conceitos e instrumentos das formas associativas, suas possibilidades de fusão, desmembramento e migração dos programas de pós-graduação.