Gestão incentiva servidores a solicitar diárias e passagens para capacitação externa

Pedidos devem ser encaminhados à Progep com antecedência mínima de 6 semanas


- Atualizado em

Ascom Ufal

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos e da Gerência de Capacitação, solicita que servidores com interesse em participar de eventos externos de capacitação requisitem inscrições, diárias e passagens. A iniciativa da gestão visa incentivar o servidor a se qualificar e crescer profissionalmente, o que contribui para um exercício mais eficaz de suas funções no ambiente de trabalho.

A participação em eventos externos é uma oportunidade para o funcionário, uma vez que alguns dos seus interesses profissionais não são contemplados por eventos de capacitação ministrados na Ufal. “Estamos cientes que as necessidades, por vezes, são muito específicas, então nem sempre é possível atende-las através de cursos ou eventos internos. Seguimos trabalhando para que nossos eventos atendam ao maior número possível de servidores, que eles correspondam às expectativas de aquisição de conhecimento” afirmou Carolina Abreu, Pró-reitora de Gestão de Pessoas.

A gestão recomenda que os servidores busquem eventos que possam suprir suas necessidades de capacitação, sejam eles internos ou externos. Para realizar solicitações relacionadas a atividades fora da Universidade, é necessário preencher o formulário de solicitação, anexar capa de processo junto com a programação e enviar para o Setor de Capacitação, que fica no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Além disso, uma cópia eletrônica do processo deve ser enviada pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC).

A gerente de capacitação, Patrícia Araújo, ressalta um fator importante: "Um dos critérios para que o processo seja deferido é que o evento pleiteado seja realizado em território nacional, uma vez que o deferimento de participação em eventos fora do Brasil está suspenso em razão das restrições orçamentárias pelas quais passa a Universidade". 

Em 2017, foram 312 servidores beneficiados, tanto por meio de editais, quanto pela solicitação individual de processos, para eventos externos. Thiago Prado, técnico em audiovisual lotado na Assessoria de Comunicação, foi um deles. De acordo com ele, a participação em um congresso em Cuiabá proporcionou uma oportunidade de reciclar seu conhecimento profissional. “Soube de um edital lançado pela Progep no final do ano passado e me candidatei. Na ocasião, sobraram vagas. Certamente, procurarei outros cursos para continuar me qualificando. A capacitação significa crescimento não só para o servidor, mas também para a Ufal”. O orçamento destinado à capacitação externa contempla técnicos e docentes.

A Gerência de Capacitação afirma que solicitações cujo evento tenha relação direta com as atribuições dos servidores, ratificadas pela chefia imediata e pela chefia superior têm toda a perspectiva de aprovação. Processos que atendam aos requisitos serão negados somente em casos de força maior, como, por exemplo, limitações orçamentárias.

Os requisitos mencionados são: ser servidor da Ufal em efetivo exercício do cargo, não estar em licença para tratamento de saúde ou por motivo de doença em pessoa da família, não estar em gozo de licenças descritas no artigo 81 da Lei 8.112/90 (exceto licença para capacitação), não estar cedido a outro órgão e ter a autorização da chefia imediata. Além disso, deve haver aplicabilidade do conteúdo do evento externo às atividades do servidor na sua unidade de lotação.

É necessário realizar a solicitação do auxílio com, no mínimo, seis semanas de antecedência para os trâmites de pagamento de inscrição, diárias e passagens.

Programa de Formação Continuada de Categorias Profissionais

Criado em junho de 2017, o Programa de Formação Continuada de Categorias Profissionais (Procap) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem como objetivo propiciar a participação dos servidores em eventos externos, considerando cargo, formação acadêmica e, em alguns casos, função exercida. Instituído pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos e de sua Gerência de Capacitação, as ações visam possibilitar o encontro de profissionais da área, promovendo a atualização, a aquisição de conhecimentos e o compartilhamento de alternativas, soluções, informações e tendências, tendo em vista desenvolver as competências requeridas pelo cargo.